Doações podem ser entregues no Fundo Social e serão destinadas a moradores que enfrentam dificuldades durante o período de frio
A partir de junho, unidades de saúde de diferentes regiões da cidade poderão prescrever a PEP após situações de exposição ao vírus
Autoteste de HIV
Doações podem ser entregues no Fundo Social e serão destinadas a moradores que enfrentam dificuldades durante o período de frio
Polícia Civil encontrou irregularidades no sistema de medição e apontou manipulação do consumo de energia elétrica
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa...
Programa oferece vagas para jovens e adultos a partir de 16 anos; inscrições acontecem presencialmente no CEMIP/SENAI
Continua após anúncio
Pessoas que precisarem da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicamento utilizado para reduzir o risco de infecção pelo HIV após uma exposição sexual consentida, passarão a contar com mais opções de atendimento em Jundiaí.
A partir do início de junho, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família da cidade poderão realizar a prescrição da medicação. Após a consulta, os pacientes receberão orientação para retirar o medicamento em uma das unidades de referência.
A retirada da PrEP poderá ocorrer nos seguintes locais:
O atendimento já oferecido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) continua funcionando normalmente. O serviço realiza a prescrição da PEP, enquanto o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) faz a entrega dos medicamentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados.
Segundo a gerente do CTA, Grace do Prado Dan, a ampliação dos pontos de atendimento busca facilitar o acesso da população ao medicamento. “Nem todos conseguem se deslocar até o CTA para solicitar a medicação. Com mais unidades realizando esse atendimento, o acesso à prevenção se torna mais rápido e próximo de diferentes regiões da cidade”, afirma.
Além da PEP, a rede de saúde disponibiliza a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), indicada para pessoas com maior risco de exposição ao HIV. O atendimento ocorre no CTA, localizado na Rua Palmira Cervi Bárbaro, 89, na Vila Hortolândia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. É necessário apresentar um documento de identificação.
O CTA, as UBSs e as Clínicas da Família também oferecem testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações e encaminhamento para tratamento quando necessário.
Veja mais notícias no nosso Instagram.
Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.
Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.
Notícias recentes.
Programação reúne atividades para diferentes públicos, com opções voltadas à dança contemporânea, audiovisual, ilustração, neurociência e jogos de estratégia
A mobilização da família já levou dezenas de pessoas ao hemocentro, mas até agora nenhum doador compatível foi encontrado.
Neste ano, o estado já aplicou mais de 5,6 milhões de doses da vacina.
Animal silvestre foi encontrado dentro de um hangar e encaminhado para avaliação e cuidados especializados
Imunização estará disponível nas UBSs dos 645 municípios paulistas para pessoas acima de 6 meses de idade.
Receba notícias no seu celular
0 comentários