Bebê com doença rara precisa de doação de sangue compatível em Sorocaba

Saúde, Solidariedade, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

29 de maio de 2026

Compartilhe:

A mobilização da família já levou dezenas de pessoas ao hemocentro, mas até agora nenhum doador compatível foi encontrado.

Imagem do bebê.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Um bebê de 11 meses, morador de Sorocaba, precisa de doação de sangue para continuar o tratamento contra uma doença autoimune rara que faz o próprio organismo destruir as células vermelhas do sangue. Liam foi diagnosticado com anemia hemolítica autoimune associada à esferocitose, condição que exige transfusões com sangue altamente compatível, dificultando a busca por doadores.

Segundo a mãe, Sabrina Vaz, os primeiros sinais apareceram ainda nos primeiros meses de vida. Muito pálido e com episódios frequentes de vômito, Liam chegou a ser tratado inicialmente para anemia por deficiência de ferro. No entanto, o quadro piorou rapidamente e ele precisou ser internado após a hemoglobina cair para níveis críticos.

Durante uma das transfusões, o bebê apresentou uma reação grave por incompatibilidade sanguínea. Ele perdeu o ar, ficou roxo e precisou de atendimento emergencial na UTI. Depois de novos exames, os médicos identificaram que o organismo dele rejeita a maior parte dos tipos de sangue.

Atualmente, Liam segue em tratamento com acompanhamento hematológico e faz uso de medicamentos para controlar a doença. Ainda assim, a hemoglobina continua caindo rapidamente, o que aumenta a necessidade de transfusões compatíveis. A mobilização da família já levou dezenas de pessoas ao hemocentro, mas até agora nenhum doador compatível foi encontrado. A mãe reforça o pedido para que a população doe sangue e ajude pacientes que dependem desse gesto para sobreviver.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =

Q

Receba notícias no seu celular