Biólogos defendem permanência do elefante Sandro em Sorocaba

Justiça, Manifestação, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

16 de julho de 2025

Compartilhe:


Especialistas reconhecidos nacionalmente se reúnem nesta quarta (16) na Câmara Municipal para tratar da situação do elefante Sandro

Elefante Sandro

Foto: Arquivo Pessoal

Notícias Recentes

Continua após anúncio


Uma coletiva de imprensa foi realizada nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Sorocaba, em defesa da permanência do elefante Sandro em Sorocaba. O encontro aconteceu no gabinete do vereador Alexandre da Horta e contou com os biólogos Wagner Ávila, Henrique Abrahão, Gilberto Miranda, além do apoio do apresentador Richard Rasmussen, que não compareceu por motivos de saúde.

Se reuniram com uma causa em comum, a permanência do elefante Sandro no Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Os especialistas, reconhecidos nacionalmente e com milhões de seguidores nas redes sociais, estarão na cidade para tratar do futuro do animal e argumentar contra a transferência determinada pela Justiça.

Entenda o caso

Em abril, o Tribunal de Justiça determinou que o município de Sorocaba realizasse, no prazo de 45 dias a partir da intimação, a transferência do elefante Sandro para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT). A decisão exige planejamento técnico detalhado, acompanhamento veterinário especializado, aclimatação do animal ao contêiner de transporte, monitoramento clínico durante o trajeto, escolha de rotas com menos vibração e interrupções, além de pausas estratégicas e documentação de todos os procedimentos.

O não cumprimento da decisão acarreta multa diária de R$ 2 mil, limitada a R$ 300 mil, podendo o valor ser reajustado pela Justiça.

O caso ganhou repercussão nacional e tem gerado debate entre especialistas, artistas e ativistas.

Posição da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que ainda não foi notificada sobre a ordem judicial, mas adiantou que pretende recorrer da decisão. O município argumenta que o elefante Sandro, que vive no zoológico desde 1982, é bem cuidado e que sua transferência apresenta elevado risco à saúde do animal.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu Whatsapp.

Veja mais notícias aqui.


Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular