Vacina contra a gripe é liberada para toda a população em 19 UBSs de Itapetininga

Itapetininga, Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

1 de junho de 2026

Compartilhe:

Imunização já está disponível para pessoas a partir de seis meses de idade em unidades de saúde do município.

pessoa tomando vacina

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A vacinação contra a gripe foi ampliada e está disponível para toda a população de Itapetininga a partir desta segunda-feira (1º). A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde e permite que pessoas com mais de seis meses de idade recebam a dose contra a Influenza.

A imunização pode ser feita em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. As doses também estão disponíveis nos Pronto Atendimentos da Vila Rio Branco e do Jardim Mesquita, que contam com atendimento estendido até as 22h.

A vacinação ocorre por ordem de chegada. Para receber a dose, a orientação é apresentar um documento oficial com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as ações estratégicas para ampliar a cobertura vacinal continuam sendo realizadas, incluindo busca ativa de pacientes, vacinação em escolas e outras ações extramuros.

Mesmo com a ampliação da campanha para toda a população, a pasta reforça a importância da imunização dos grupos prioritários, como gestantes, idosos, crianças entre seis meses e menores de seis anos, além dos demais públicos definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação é considerada fundamental para reduzir casos graves de síndromes respiratórias e internações.

De acordo com dados da plataforma do Ministério da Saúde, Itapetininga já aplicou 29.729 doses da vacina contra a gripe. Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal alcançou 43,46% de um público estimado em 39.350 pessoas, índice superior à média nacional, que está em 38,53%.

Entre as estratégias adotadas pelo município para ampliar a vacinação estão visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde nas áreas urbana e rural, ações de imunização aos sábados, campanhas institucionais e a oferta de doses em todas as unidades de saúde.

“A população interessada em se imunizar pode se dirigir às unidades de saúde, mas lembramos que os públicos mais vulneráveis ainda devem procurar a vacina, pois ela é a maneira mais eficaz e segura de proteger este público mais vulnerável”, reforçou a Secretaria Municipal de Saúde.

Sorocaba amplia vacinação em 33 unidades

Em Sorocaba, a vacinação contra a gripe também foi ampliada para toda a população a partir desta segunda-feira (1º). As doses estão disponíveis nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para pessoas com mais de seis meses de idade.

Segundo a Secretaria da Saúde, a cobertura vacinal atual é de 39,32%, com 110.074 doses aplicadas. A meta estabelecida é atingir 90% da população-alvo.

Jundiaí registra mais de 80 mil doses aplicadas

Em Jundiaí, a ampliação da vacinação também entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) para toda a população a partir dos seis meses de idade. As doses estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família do município.

Até o dia 28 de maio, a cidade havia aplicado 80.864 doses da vacina contra a Influenza. Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 45,22%, com 52.710 doses aplicadas.

Além da vacinação de rotina, o município realizará uma ação especial de imunização no dia 6 de junho, das 10h às 18h, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + nove =

Q

Receba notícias no seu celular