Violência contra mulher aumenta na quarentena

Policial | 0 Comentários

TV Sorocaba

3 de junho de 2020

Compartilhe:

numeros violencia domestica mulher

numeros violencia domestica mulher

Desde o início das medidas de isolamento social, o Governo de São Paulo tem adotado iniciativas para garantir que as mulheres continuem denunciando qualquer tipo de agressão doméstica, mas infelizmente cresceram os casos de violência contra a mulher.

Desde o início das medidas de isolamento social, o Governo de São Paulo tem adotado iniciativas para garantir que as mulheres continuem com o direito de denúncia em relação à violência doméstica garantido e, ao mesmo tempo, cumpram a determinação de distanciamento, fundamental para o controle da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 20 de abril aponta o crescimento de 44% no número de socorros prestados às vítimas de violência doméstica na comparação entre os meses de março de 2019 e deste ano: um aumento de 6.774 para 9.817 mulheres. O feminicídio, no mesmo período, também subiu de 13 para 19 casos.

No Estado de São Paulo, o governo determinou que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMS), vinculadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP), passassem a registrar eletronicamente os casos do tipo. O serviço online está ativo desde 3 de abril e possibilita que a mulher realize a denúncia pelo site.

Atendimento

Apesar de o serviço estar disponível online em São Paulo, a subnotificação ainda preocupa as autoridades. No ano passado, de 25 de março a 21 de abril, 11.283 vítimas de violência doméstica fizeram boletim de ocorrência nas DDMS. Este ano, no mesmo período, já com a possibilidade do registro eletrônico, foram apenas 7.479.

Mesmo com a pandemia, as delegacias de todo o Estado continuam operando nos horários normais.

Secretarias

Assim como a SSP, as Secretarias Estaduais da Justiça, dos direitos da pessoa com deficiência e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) passaram a disponibilizar ações específicas para o público feminino durante a pandemia.

A Secretaria da Justiça possui dois canais de contato eletrônicos para vítimas de violência doméstica. Enquanto durar a quarentena, haverá plantão para atender e encaminhar os casos para uma das unidades do Centro de Referência e Apoio à Vítima (cravi), localizadas em São Paulo, Barueri, Suzano, Araçatuba, Santos e São Vicente.

As mulheres com deficiência também podem contar com o todas in-rede, programa desenvolvido pela secretaria dos direitos da pessoa com deficiência. A iniciativa trabalha para a capacitação dos profissionais das ddms no atendimento específico às mulheres com deficiência. De acordo com célia leão, titular da pasta, “é bom reforçar que a deficiência em si, seja ela qual for [física, intelectual, auditiva, visual, múltipla], certamente dificulta a defesa pessoal dessa mulher”, destacou a secretária.

O programa sos mulher, do Fundo Social de São Paulo, é um site idealizado com vídeos sobre segurança, saúde e independência financeira. A plataforma disponibiliza também todos os serviços gratuitos oferecidos para a mulher pelo Governo do Estado.

Em Sorocaba, a delegacia da mulher funciona 24 horas por dia.

https://www.youtube.com/watch?v=EnDN-vPBZeo&feature=youtu.be

Parcerias

Notícias Recentes

9º Encontro Estadual de carros antigos acontece amanhã (28), em Piedade

9º Encontro Estadual de carros antigos acontece amanhã (28), em Piedade

A Praça da Matriz e as ruas centrais de Piedade vão receber amanhã (28) o 9º Encontro Estadual de Carros Antigos. O evento, que é beneficente em prol do Fundo Social de Solidariedade de Piedade (FUSPIE), promete reunir apaixonados por raridades automobilísticas, famílias e visitantes, a partir das 8h.

Incêndio na Serra da Baleia em Jundiaí é controlado, mas sol forte exige atenção

Incêndio na Serra da Baleia em Jundiaí é controlado, mas sol forte exige atenção

Equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros trabalharam durante a noite de ontem (26) e madrugada de hoje (27) para combater um incêndio na Serra da Baleia, em Jundiaí. O fogo, que teve início o fim da tarde de ontem, atingiu a vegetação próxima à Rodovia Anhanguera (SP-330), mas foi controlado pelas equipes. A área atingida pelo incêndio ainda está sendo calculada.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Traficante é preso com drogas e placa adulterada em Sorocaba

Traficante é preso com drogas e placa adulterada em Sorocaba

Uma ação conjunta do Batalhão de Ações Especiais (BAEP) da Polícia Militar resultou na prisão de um traficante de drogas em Sorocaba na manhã de hoje (26). O suspeito, que seria responsável pela distribuição de entorpecentes na zona norte da cidade e em Alumínio, foi flagrado em sua casa com uma moto furtada e grande quantidade de drogas.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bares e igrejas reabrem em Boituva  | TV Sorocaba - […] Violência contra mulher aumenta na quarentena […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!