Prefeitura reduz taxa de lixo após pressão de moradores

Itu, Justiça, Noticidade, Reclamação | 0 Comentários

TV Sorocaba

29 de junho de 2023

Compartilhe:

prefeitura-reduz-taxa-de-lixo-após-pressao-de-moradores

prefeitura-reduz-taxa-de-lixo-após-pressao-de-moradores

A prefeitura de Itu retirou uma tarifa de lixo que estava sendo cobrada na conta de água de moradores da cidade. O assunto gerou polêmica no município, com muita gente reclamando do valor alto.

Geralmente cobrada no IPTU, a taxa de lixo também vinha na conta de água dos ituanos. Cansado de pagar pelos dois valores, o aposentado, Francisco Alberto, procurou um advogado para resolver a situação. E deu certo! O tribunal de Justiça do estado de São Paulo concedeu uma liminar para o morador suspendendo a cobrança. Segundo o documento, foi constatada uma ilegalidade na base de cálculo da taxa de lixo prevista na lei complementar municipal.

Em Itu, desde fevereiro, o valor da taxa de lixo é calculado com base no consumo de água do imóvel de cada morador. Mas depois de toda essa polêmica, a prefeitura publicou uma nota anunciando uma redução no valor da taxa.

De acordo o texto, a mudança está dentro da categoria mínima de água, que é de 10 metros cúbicos. Cidadãos nessa faixa, que estavam pagando uma média de 30 reais, agora vão ter um gasto máximo de 15 reais.

Emerson Neves é síndico de um condomínio. Junto com os moradores, ele fez um abaixo assinado com mais de 12 mil assinaturas. Mas acredita que mesmo com essa redução, a situação não deve ser resolvida.

Parcerias

Notícias Recentes

Bebê de um ano e 11 meses morre e pais acreditam em erro médico

Bebê de um ano e 11 meses morre e pais acreditam em erro médico

Um bebê de um ano e onze meses de Sorocaba morreu depois de passar por uma cirurgia de colocação de sonda gástrica. A família alega que o estômago da criança foi perfurado durante o procedimento e pede a exumação do corpo, que foi sepultado sem passar pelo IML.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!