Espuma tóxica volta a aparecer no Rio Tietê em Salto

Meio Ambiente, Salto | 0 Comentários

TV Sorocaba

6 de julho de 2023

Compartilhe:

espuma tóxica

espuma tóxica

Uma espuma tóxica voltou a aparecer no Rio Tietê, em Salto, nesta quinta-feira (06).

A água chega a desaparecer com tanta espuma, formada pela concentração de resíduos de detergentes ou sabão e materiais despejados irregularmente no rio, o que é crime.

Assim, segundo especialistas, neste período do ano, a concentração de poluentes aumenta no rio por causa da estiagem, do tempo seco e menor quantidade de chuvas.

Como em Salto existem algumas corredeiras, a espuma se forma com maior intensidade e demora mais para desaparecer.

Por isso os órgãos de defesa do meio ambiente monitoram o trecho diante dos prejuízos para a fauna e a flora da região.

O Tietê é o maior rio paulista com 1100 quilômetros, cortando o estado. A poluição na região metropolitana de São Paulo traz consequências para todo o curso do rio.

Contudo, diante do risco da espuma, a Prefeitura de Salto orienta que a população não entre em contato com a água e tome cuidado ao passar perto do rio.

A princípio, a diretora da ONG SOS Mata Atlântica explica que o problema ocorre desde 1990 e gera prejuízos para a biodiversidade local. Para ela é necessário um esforço coletivo para mudar este cenário.

O Secretário de Meio Ambiente de Salto diz que a prefeitura conversa com outros órgãos para tentar uma solução e que o cenário traz prejuízos para a economia e o turismo da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a EMAE informam que o Governo de SP tem trabalhado com os municípios para universalizar a coleta e o tratamento dos esgotos domésticos, o que irá colaborar para a melhoria das condições do rio.

Reveja: Abastecimento de água é suspenso em Salto após aparecimento de espuma em rio

https://youtu.be/WKvmt3b9KE0https://youtu.be/INlZJwsnGE4

Parcerias

Notícias Recentes

Agências de viagem de Sorocaba precisam remarcar viagens para Gramado

Agências de viagem de Sorocaba precisam remarcar viagens para Gramado

A tragédia no Rio Grande do Sul está causando efeitos em todos os setores. Um deles é o de turismo. Em 2023, 8 milhões de turistas visitaram Gramado. Neste ano a expectativa também estava alta, principalmente para o inverno, que tem início em junho. Mas muitos moradores da região já estavam com viagens marcadas para este mês. Porém com as fortes chuvas do sul, precisaram desfazer as malas. Com isso, as agências precisaram remarcar ou remanejar as viagens para outros destinos.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Um homem foi preso em flagrante por crimes ambientais durante uma ação de fiscalização em Mairinque. O suspeito, que não teve a identidade revelada, mantinha um aterro irregular na região do bairro Monjolinho, descumprindo uma série de medidas administrativas e causando danos ao meio ambiente.

Lixo orgânico é transformado em energia elétrica em Iperó

Lixo orgânico é transformado em energia elétrica em Iperó

Jogar uma casca de banana no lixo e acender uma lâmpada. Você sabe o que essas duas ações têm em comum? Uma pode surgir de outra. Apesar do descarte parecer para a maioria das pessoas o final de uma atividade também é o início de algo novo: geração de energia.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!