Evento esportivo será realizado no Ginásio Primo Schincariol e reúne participantes a partir dos 10 anos em competição mista
Obra terá custos de cerca de R$33 milhões.
Imagem: Reprodução / Artesp
Evento esportivo será realizado no Ginásio Primo Schincariol e reúne participantes a partir dos 10 anos em competição mista
Homem comprava hidrômetros furtados, desmontava os equipamentos e repassava peças a terceiros; suspeito é funcionário da Prefeitura de Cerquilho
Jovem pilotava motocicleta em alta velocidade e sem habilitação; vítima ficou em estado grave após o atropelamento
Câmera de segurança flagrou o momento
Continua após anúncio
A Prefeitura de Sorocaba assinou um acordo com o Ministério Público (MP) que libera a construção da Marginal Direita do Rio Sorocaba. O documento foi aprovado nesta terça-feira (8) pelo Juizado da Vara da Fazenda Pública, que encerrou o processo sobre o caso.
O acordo prevê a criação do Sistema de Parques Norte-Sul do Rio Sorocaba, com ações de preservação ambiental e melhorias urbanas na região. A Prefeitura tem até 90 dias para apresentar um plano com prazos e custos das obras.
Entre as ações previstas estão: delimitação da área do Sistema de Parques Norte-Sul; criação de uma faixa de 300 metros como área de Especial Interesse Ambiental; reflorestamento e controle de espécies invasoras e outras medidas de proteção ambiental. Além disso, foi informado que será criado um Grupo de Trabalho com várias secretarias para acompanhar as ações, fiscalizar o andamento e garantir que todas as etapas sejam cumpridas.
Segundo o acordo, a vegetação das áreas não afetadas será preservada, e as faixas de preservação permanente (APP) serão isoladas. A Prefeitura também deve cumprir todas as exigências ambientais da Cetesb.
As medidas de proteção incluem controle de erosão e assoreamento com bacias de contenção, mantas de proteção e drenagem temporária. Os resíduos e materiais da obra terão destinação correta para evitar poluição do rio. O monitoramento ambiental será feito durante e depois da construção, garantindo que as mudas cresçam e as áreas reflorestadas fiquem estáveis. Também haverá ações de educação ambiental para trabalhadores e moradores.
Além disso, deve ser lançado um Plano de Comunicação para informar a população e permitir o acompanhamento das obras de forma transparente.
As secretarias de Parcerias (Separ) e Meio Ambiente (Sema) serão responsáveis pelo andamento do projeto. A obra da Marginal Direita já foi licitada, com prazo de execução de 18 meses.
O valor do contrato é de cerca de R$ 33 milhões. O próximo passo é assinar o contrato e dar início aos serviços. Segundo a Separ, o projeto da marginal é planejado há mais de 40 anos e faz parte de um plano de mobilidade e desenvolvimento da cidade.
Segundo a Prefeitura, a Marginal Direita foi pensada com foco em sustentabilidade, segurança e boas práticas de engenharia. A obra é considerada importante para melhorar o trânsito, a infraestrutura e o crescimento de Sorocaba.
Veja mais notícias no nosso Instagram.
Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.
Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.
Notícias recentes.
Segundo as investigações, a negociação fazia parte de uma emboscada. Durante a abordagem, a jovem tentou reagir usando spray de pimenta.
Enquanto durar a interdição, o acesso ao parque ficará restrito apenas a equipes técnicas, de manutenção ou fiscalização.
Encontro reuniu sindicato, forças de segurança e Prefeitura após agressão a motorista; GCM fará plantão em terminais e botão do pânico será implantado.
Parentes de jovem que morreu após acidente na Vila Fiori cobram investigação e dizem que vítima não teve culpa
Após as agressões, o homem conseguiu sair do banheiro e correu em direção às catracas do terminal, onde pediu ajuda a funcionários e a um motorista de ônibus
Receba notícias no seu celular
Boa noite bom demais pra nossa cidade parabéns pra nós sorocabanos.