Veterinário fala sobre a gripe canina

Manchetes Noticidade, Pets | 0 Comentários

TV Sorocaba

5 de março de 2020

Compartilhe:

Você já ouviu falar da gripe canina? A doença pode causar uma série de doenças respiratórias no seu cachorro. Entre elas – e uma das mais comuns – está a traqueobronquite infecciosa canina, vulgarmente conhecida como a “gripe canina”, uma enfermidade que atinge o sistema respiratório canino e pode desencadear outros problemas de saúde.

Como o próprio nome já diz, os sintomas da doença são muitos semelhantes à gripe humana, sendo a tosse o principal deles.

A doença ainda tem um fator que precisa de atenção: debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças em simultâneo, ou até mesmo o agravamento do problema respiratório para uma pneumonia, por exemplo.

Sintomas da gripe canina

Antes de falarmos sobre os sintomas propriamente ditos, é importante saber de uma informação: 2 a cada 10 cachorros infectados não desenvolvem os sinais clínicos da doença, ou seja, não sofrem com ela. Entretanto, ainda assim podem contaminar outros animais. Por isso a necessidade de exames regulares!

Os sintomas mais característicos da doença, são:

– tosse contínua – que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos;
– coriza/corrimento nasal;
– espirros;
– febre;
– letargia;
– falta de apetite;
– ao detectar algum desses sinais, leve o seu companheiro para um médico veterinário. Afinal, além do perigo da traqueobronquite infecciosa, outras doenças também possuem sintomas, como a pneumonia.

Prevenção

Atualmente, as formas de prevenção contra a gripe canina são simples e muito eficazes. Elas giram em torno de duas grandes ações: a vacinação e o fortalecimento imunológico do animal. Além disso, é importante também evitar o contato com animais infectados.

A vacinação contra a gripe canina faz parte dos protocolos comuns e iniciais de vacinação de filhotes caninos. Ou seja, basta você se assegurar que o cãozinho está devidamente vacinado, principalmente quando você adotar algum companheiro que passou algum tempo nas ruas ou com tutores descomprometidos.

O fortalecimento imunológico pode ser realizado atentando para a boa alimentação do animal, e com o reforço da suplementação, que pode ser manipulada sem maiores custos e complicações. Para essa última, consulte o médico veterinário e detecte quais nutrientes o animal necessita suplementação.

Tratamento da gripe canina

O tratamento é realizado a base de medicamentos específicos para o trato da doença e que auxiliam o fortalecimento do organismo do animal como um todo.

Em casos mais extremos, medicamentos específicos para o tratamento de órgãos debilitados devido ao avanço da doença também podem ser receitados pelo veterinário. É muito importante que todo o tratamento seja receitado por um médico veterinário, assim como o diagnóstico. Somente dessa forma é possível garantir uma recuperação rápida, efetiva e sem maiores complicações.

“Gripe” incomoda, mas com a devida atenção ela logo vai embora. Assim como para nós humanos, a doença pode causar muito desconforto e desânimo. Durante o início do tratamento, não se surpreenda se o animal ainda se mostrar cansado e em repouso. Permitir essas ações e não forçar a atividade física do animal, na maioria das vezes, são ótimos “remédios” para a recuperação do seu amigão. Mas mais uma vez: os médicos veterinários são essenciais em todo o processo!

Parcerias

Notícias Recentes

Furto em creche de Cerquilho: cinco pessoas são presas

Furto em creche de Cerquilho: cinco pessoas são presas

A Polícia Civil de Cerquilho realizou uma operação nesta segunda-feira (29) para identificar e prennder pessoas ligadas ao furto de uma creche e berçário da cidade. Foi preso em flagrante o autor do crime, um homem de 33 anos com vasta ficha criminal, que também estava na posse de drogas.

Começam os Jogos Escolares de Sorocaba

Começam os Jogos Escolares de Sorocaba

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (29, a festa de abertura oficial dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES) 2024, no ginásio de um centro universitário. Na cerimônia de abertura, houve apresentação de um número de dança do ventre junto à turma de atividades curriculares desportivas e artísticas. O juramento dos atletas foi conduzido por uma aluna e ao final foi acesa a pira olímpica.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!