Verão terá forte influência do fenômeno El Niño

Clima | 0 Comentários

TV Sorocaba

22 de dezembro de 2023

Compartilhe:

verão fenômeno

verão fenômeno

O verão começou oficialmente às 00h27 desta sexta-feira (22), e a estação é caracterizada pelas altas temperaturas e aumento das chuvas. E se as últimas estações tiveram cara de verão, como o verão de fato vai ser? O Fenômeno El Niño, aquecimento acima da média das águas do oceano pacífico, favoreceu o aumento da temperatura em várias regiões do planeta nos últimos meses e, de acordo com especialistas, vai continuar com forte atuação no clima em dezembro, janeiro e fevereiro.

Segundo meteorologistas, a estação será de temperaturas mais elevadas e acima da média, inclusive na região de Sorocaba. Pancadas de chuva serão frequentes, associadas ao calor intenso principalmente entre a tarde e a noite. O verão tende a ter volume de chuvas superiores à média. O avanço da industrialização leva ao aumento na concentração de gases do efeito estufa, colaborando para o aquecimento global. Até outubro deste ano, a temperatura média do planeta ficou 1,4°C acima da média. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Brasil enfrentou oito ondas de calor em 2023. Essa condição ocorre quando por um período mínimo de 3 dias as temperaturas ficam de 5 a 6 graus acima da média histórica. E quando a gente fala de calor, 2023 alcançou níveis recordes e é considerado o mais quente em 174 anos, segundo a Organização Meteorológica Mundial.

Confira mais notícias sobre clima clicando aqui.

Parcerias

Notícias Recentes

Agências de viagem de Sorocaba precisam remarcar viagens para Gramado

Agências de viagem de Sorocaba precisam remarcar viagens para Gramado

A tragédia no Rio Grande do Sul está causando efeitos em todos os setores. Um deles é o de turismo. Em 2023, 8 milhões de turistas visitaram Gramado. Neste ano a expectativa também estava alta, principalmente para o inverno, que tem início em junho. Mas muitos moradores da região já estavam com viagens marcadas para este mês. Porém com as fortes chuvas do sul, precisaram desfazer as malas. Com isso, as agências precisaram remarcar ou remanejar as viagens para outros destinos.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!