Ação conjunta da Polícia Civil e Guarda Municipal resultou na apreensão de cinco equipamentos e na detenção de três pessoas
Queda de temperatura e ar seco aumentam casos de gripe, alergias e problemas respiratórios no mês de março
Imagem cedida: Hospital de Caridade São Vicente de Paulo
Ação conjunta da Polícia Civil e Guarda Municipal resultou na apreensão de cinco equipamentos e na detenção de três pessoas
Frente fria avança sobre São Paulo e leva o governo estadual a reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua.
Acidente ocorreu na noite de terça-feira (16), no km 105 da rodovia e mobilizou equipes da Polícia Técnica
Ocorrência no km 95 da rodovia provocou interdições e congestionamento na pista sentido São Paulo
Continua após anúncio
A transição do verão para o outono, marcada no mês de março, exige atenção redobrada com a saúde respiratória. A combinação de queda nas temperaturas, ar mais seco e maior circulação de vírus favorece o aumento de casos de gripe, resfriado, crises alérgicas e doenças como bronquite e pneumonia.
De acordo com especialistas, esse cenário afeta principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Além das mudanças no clima, fatores do dia a dia também contribuem para esse aumento, como o retorno às aulas, ambientes fechados e pouca ventilação, que facilitam a transmissão de vírus e bactérias.
Os sintomas mais comuns incluem tosse, coriza, espirros, dor de garganta, febre, cansaço, chiado no peito e dificuldade para respirar. A orientação é não ignorar os sinais, principalmente quando eles persistem ou pioram com o passar dos dias.
Segundo o pneumologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, Eduardo Leme, muitas pessoas acabam tratando os sintomas como algo simples, mas isso pode atrasar o diagnóstico de quadros mais graves. A recomendação é procurar atendimento médico em casos de febre contínua, falta de ar ou piora do estado geral.
Para reduzir os riscos, medidas simples fazem a diferença, como beber bastante água, manter uma alimentação equilibrada, lavar as mãos com frequência e evitar locais fechados e cheios sempre que possível. A vacinação contra gripe e Covid-19 também é apontada como essencial, principalmente para os grupos mais vulneráveis.
Veja mais notícias no nosso Instagram.
Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.
Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.
Notícias recentes.
Audiência pública trata atraso da Anvisa na análise do medicamento Elevidys
A recomendação dos especialistas é apostar em uma dieta rica em nutrientes para ajudar o organismo a ficar mais forte nessa época do ano.
No ano passado, Votorantim registrou mais de 550 casos de dengue e precisou adotar medidas emergenciais.
Mulher que retornou da República Democrática do Congo teve dois testes negativos para o vírus Ebola
O objetivo do hospital é disponibilizar mais conforto aos pacientes durante a realização dos exames.
Receba notícias no seu celular
0 comentários