Sorocaba inicia campanha de combate à dengue

Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de janeiro de 2024

Compartilhe:

Começou em Sorocaba campanha de combate à dengue. O objetivo é diminuir o número de focos do mosquito transmissor da doença em imóveis da cidade. Isso vai ajudar a reduzir os casos confirmados.

A Secretariad e Saúde (SES) intensificou o trabalho educativo nos bairros e realizando uma atividade de força-tarefa, que conta com três caminhões para a retirada de materiais que possam acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito.

Em 2023, foram realizadas 34.475 visitações para realização de avaliação de densidade larvária; 127.789 visitas em casas ao redor de casos de dengue; 59.669 aplicações de veneno em residências; 199.294 visitas de rotina; 1.367 visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos; 3.731 fiscalizações, com 764 notificações e 147 autuações, além da coleta de 1.027.850 kg de criadouros.

Uma das principais atividades de prevenção e controle das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), que perduram o ano todo, é o bloqueio de casos positivos, ou suspeitos, em que as equipes de agentes da Divisão de Zoonoses realizam visitas nos imóveis ao redor. Essas visitas têm o objetivo de bloquear a transmissão das doenças por meio da redução da infestação do vetor, remoção e/ou tratamento de possíveis criadouros, orientação da população sobre sinais e sintomas das doenças, além de formas de prevenção e, ainda, buscando identificar novos casos das doenças.

Outra ação complementar à atividade de bloqueio é a aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”. Esse trabalho visa diminuir a infestação de mosquitos adultos possivelmente infectados. A aplicação de veneno só pode ser realizada quando há constatação de um caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada, ou seja, não pode ser realizada de forma rotineira. O uso do veneno deve ser feito com critério técnico, para se evitar danos ao meio ambiente e resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo.

Para a prevenção e o controle do vetor Aedes aegypti, também existe o programa “casa a casa”, que consiste na visita de rotina dos imóveis com o intuito de reduzir a infestação do vetor pela remoção e/ou tratamento de possíveis criadouros, conscientização e orientação da população.

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Procon Móvel atenderá em três locais nesta semana

Procon Móvel atenderá em três locais nesta semana

A unidade do Procon Móvel de Sorocaba vai atender em três endereços durante a semana. O serviço atua na proteção e na defesa dos direitos do consumidor, sendo importante veículo de valorização e respeito à cidadania. Na segunda-feira (6), o atendimento estará...

Terminal Ipiranga do BRT é inaugurado em Sorocaba

Terminal Ipiranga do BRT é inaugurado em Sorocaba

Foi inaugurado em Sorocaba nesta sexta-feira (3) o terminal BRT Ipiranga, que vai atender mais de 45 mil pessoas da região oeste de Sorocaba. Além do Ipiranga, também entra em funcionamento o terminal do Jardim Tatiana, que completa o Corredor Oeste. Os dois terminais...

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!