Sorocaba identifica cadastros desatualizados na saúde e lança campanha de atualização

Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

Jacqueline França

23 de fevereiro de 2026

Compartilhe:


Levantamento aponta telefones inválidos e falta de informações em cadastros das UBSs; campanha começa neste domingo

Sala de espera da UBS.

Notícias Recentes

Continua após anúncio


Um levantamento recente de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba apontou que aproximadamente 36% dos telefones informados na lista cadastral estão inválidos.

A rede de contatos reúne 1.276.710 pessoas cadastradas. Desse total, 369.758 não informaram o CPF no sistema e 228.638 não possuem unidade de referência registrada.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES), de Governo (Segov) e Comunicação (Secom), inicia neste domingo (22) a campanha “Atualiza Sorocaba”.

Os moradores podem fazer a atualização cadastral presencialmente nas UBSs ou em uma das unidades das Casas do Cidadão. Também é possível atualizar os dados pelo site oficial (www.sorocaba.sp.gov.br).

A gestora de Planejamento e Execução da Segov, Fernanda Carvalho, afirma que a atualização do cadastro beneficiará todo o âmbito familiar e ajudará a manter a população informada sobre os serviços de saúde ofertados. Ela destaca a importância de manter um telefone de recado válido e atualizado, além de reforçar que os responsáveis precisam atualizar os próprios dados e também os de filhos ou idosos sob sua responsabilidade.

A iniciativa garante mais eficiência e precisão no andamento de procedimentos eletivos. de acordo com a Prefeitura, dados desatualizados fazem com que muitas pessoas percam a oportunidade de atendimento ou atrasem quem aguarda pelo serviço, especialmente quando já realizaram o procedimento na rede suplementar.

O cadastro desatualizado provoca dificuldades de acesso às campanhas de vacinação e ações de prevenção. Também compromete o agendamento, reagendamento e confirmação de consultas, além de impactar indicadores de financiamento e produção. A situação dificulta a organização da política pública no território, com a identificação correta de pacientes dependentes do SUS por idade, sexo e necessidade. A comunicação entre unidade e paciente para continuidade de tratamentos, como no pré-natal ou na busca ativa de crianças, também sofre prejuízos. Lembretes de pesagem em programas sociais podem não chegar ao usuário, o que pode gerar bloqueio de benefício.

A campanha terá divulgação digital nas mídias oficiais, além de banners, outdoors e anúncios nos veículos de comunicação da cidade para ampliar o alcance da atualização.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.


Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular