Situação dos reservatórios de água preocupa região

Itu, Mairinque, Salto | 0 Comentários

TV Sorocaba

16 de julho de 2021

Compartilhe:

O Estado de São Paulo enfrenta a pior estiagem dos últimos cem anos e isso se reflete no abastecimento de água das cidades.

reservatorio de agua

reservatorio de agua

Notícias Recentes

Estudante morre após cair de escada em universidade de Sorocaba

Estudante morre após cair de escada em universidade de Sorocaba

O corpo de Isabela da Rocha Oliveira, de 22 anos, será enterrado na tarde desta quinta-feira (1) em Sorocaba. A jovem faleceu após sofrer uma queda em uma escada de uma universidade no bairro Éden, na noite da última terça-feira (29). Segundo a família, a estudante teve uma convulsão logo após o acidente.

Continua após anúncio

O Estado de São Paulo enfrenta a pior estiagem dos últimos cem anos e isso se reflete no abastecimento de água das cidades. Na região de Sorocaba, algumas cidades já estão tomando medidas para evitar um colapso nos reservatórios.

Em Salto, a principal estação de tratamento do município, a ETA bela vista, que responde por 85% do abastecimento, diminuiu drasticamente a captação de água do Ribeirão Piraí. Tudo por conta da estiagem severa e o jeito foi colocar em prática um rodízio no abastecimento para população.

Outra cidade que enfrenta um rodízio no abastecimento é Itu, o reservatório da região opera com 32% da capacidade.  Município foi o primeiro a decretar o rodízio, que teve início em 6 de julho.

Já a cidade de Mairinque teve o primeiro semestre mais seco desde 2017. O nível do reservatório carvalhal está em 3% e o reservatório fiscal opera com 8,8%. Os poços têm a situação normal, segundo a Saneaqua.

Diferente das cidades vizinhas, Sorocaba está com o nível das represas em situação um pouco mais confortável, o sistema Castelinho Ferraz, que em época de estiagem costuma diminuir bastante o nível encontra-se com 58% da capacidade, para o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a possibilidade de um rodízio neste momento está descartada.

Em Jundiaí, o reservatório da cidade está operando com 77% da capacidade. O de Itapetininga opera com 80%.

https://youtu.be/xBeIXKiw7YY

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!