Com design futurista e linhas minimalistas, Trem Intercidades deve oferecer viagem rápida entre cidades do interior paulista
Helicóptero usado por organização criminosa que enviava cocaína para a Europa via aeroportos paulistas também foi apreendido
Foto: Divulgação / Polícia Federal
Com design futurista e linhas minimalistas, Trem Intercidades deve oferecer viagem rápida entre cidades do interior paulista
Ele estava internado por conta de um quadro de pneumonia
Queda de temperatura e ar seco aumentam casos de gripe, alergias e problemas respiratórios no mês de março
Vizinhos denunciaram após ouvirem discussão
Continua após anúncio
Uma organização criminosa que fazia tráfico internacional de cocaína a partir do Brasil foi alvo de uma megaoperação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quarta-feira (23/07). A ação, batizada de Operação Odysseus, cumpriu mandados em diversos estados do país, com destaque para cidades da região de Sorocaba, como Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra.
O grupo atuava com sofisticação logística, utilizando voos comerciais nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos para despachar drogas escondidas em malas com compartimentos falsos. Os investigadores descobriram uma rede articulada de traficantes, com integrantes em vários estados brasileiros e em países como França, Portugal e Bélgica.
A investigação contou com cooperação internacional, incluindo o apoio de autoridades francesas e portuguesas por meio da Interpol. Foram identificados ao menos 12 eventos de remessa de cocaína à Europa, totalizando dezenas de quilos da droga.
O caso que deu início à investigação aconteceu em fevereiro deste ano, quando um casal foi preso em flagrante no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao tentar embarcar com 10 quilos de cocaína para Paris. A partir daí, a Polícia Federal desvendou um esquema transnacional de tráfico e lavagem de dinheiro, com envolvimento de empresas de fachada e contas bancárias movimentando valores milionários.
Entre os locais de cumprimento de mandados estão Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Votorantim, cidades onde residiam suspeitos apontados como aliciadores de “mulas”, financiadores do esquema e operadores da logística do tráfico.
Ao todo, foram cumpridos:
• 6 mandados de prisão preventiva
• 8 mandados de busca e apreensão
• bloqueio de R$ 10 milhões em contas bancárias
• apreensão de um helicóptero avaliado em R$ 2,09 milhões
Participaram da operação 50 agentes da PF, que também atuaram em municípios de Cajamar (SP), Anápolis e Goiânia (GO), e Vila Velha (ES).
Eventos do tráfico internacional rastreados pela PF:
1. 26/02/2024 – Viracopos (SP): casal preso com 10 kg
2. 07/07/2024 – Guarulhos (SP): casal preso com 13 kg
3. 08/07/2024 – França: presos com 14 kg (oriundo de GRU)
4. 21/07/2024 – Guarulhos → França: entrega concluída com 9 kg
5. 10/08/2024 – Guarulhos: casal preso com 10 kg
6. 11/08/2024 – Orly (França): dupla presa com 12 kg
7. 28/08/2024 – Portugal: homem preso com carga não revelada
A PF informou que os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 45 anos de prisão.
A operação foi batizada de Odysseus em alusão à jornada de Odisseu, personagem da mitologia grega, e representa o caminho longo e estratégico percorrido pelos investigadores até o desmantelamento do esquema.
Vizinhos denunciaram após ouvirem discussão
Buraco na cabeceira da ponte sobre o Córrego Supiriri obriga o trânsito a fluir em apenas duas faixas
Shows, teatro, festival cultural e atrações gratuitas movimentam a agenda de sexta a domingo na região
Homem foi localizado em Praia Grande após fugir; corpo da vítima foi encontrado dentro de casa, e suspeito teria confessado por carta
Ação da Polícia Militar e do Ministério Público cumpre mandados, apreende veículos e bloqueia bens de investigados
Receba notícias no seu celular
0 comentários