Olhe Minha Cidade – Vila Haro e Árvore Grande

Olhe Minha Cidade | 0 Comentários

TV Sorocaba

2 de março de 2023

Compartilhe:

Vila Haro e Árvore Grande

Vila Haro e Árvore Grande

A Vila Haro é um bairro muito tradicional de Sorocaba, com raízes espanholas. Na região está localizado um dos mais tradicionais cemitérios da cidade, o da Consolação.

No século passado, por volta de 1920,  milhares de imigrantes espanhóis chegaram em Sorocaba, entre eles, estava a família Haro. Ramon de Haro Martinez e Antônia Perez Lopes já tinham alguns filhos crescidos e se instalaram na área conhecida como Além Ponte. Ramon comprou terras e iniciou uma plantação de laranjas. Nascia ali a empresa laranjas do Brasil- Ortega, Haro & Cia. Um produto que chegou a ser exportado.

Sidney ouviu essa história durante toda a infância.  Ele é neto de Antônio Haro Paes, um dos filhos do “seo” Ramon, que trabalhou na plantação de laranja e mais tarde abriu uma fábrica de tamancos.  A fábrica da década de 1950 foi uma referência no bairro e empregou muitas pessoas, até que um incêndio destruiu a construção e obrigou “seo” Antônio a fechar as portas.

Em 1958, a propriedade dos irmãos Haro passou a ser uma opção de moradia para muitas pessoas, nascia a Vila Haro.  De lá para cá muita coisa mudou. As cerca de 25 ruas de paralelepípedo deram lugar ao asfalto, o comércio cresceu… Muitas histórias foram construídas no bairro.

É na Vila Haro que está um dos maiores cemitérios municipais de Sorocaba, o da Consolação. Inaugurado em 1938, o espaço tem quase 70 mil metros quadrados e cerca de 11 mil sepulturas. Em 2021 a prefeitura realizou uma ação de revitalização do lugar, que envolveu pintura e reparos.  A manutenção continua sendo feita com periodicidade. Somente em 2022 mais de 50 mil pessoas passaram pelo espaço na data para prestar homenagens aos entes queridos.

No bairro que fica na zona leste também tem um espaço para o descarte adequado e organizado de resíduos inertes. Nessa área, são entulhos e materiais que podem ser usados na reciclagem em áreas públicas.  Cada pessoa pode deixar de graça até um metro cúbico de resíduos no ecoponto.

Outro destaque da localidade é a Paróquia Santo Antônio, a igreja que se destaca pela localização, no alto da Avenida São Paulo. A arquitetura chama atenção.  Milhares de pessoas lotam a igreja em várias missas realizadas em 13 de junho.  As pessoas com vontade de encontrar uma esposa ou marido saem com uma fatia de bolo de Santo Antônio, só no ano passado foram distribuídos 16 mil pedaços, sendo que quatro mil deles estavam com uma medalha de Santo Antônio. Diz a tradição, que a pessoa que encontrar uma medalhinha, não demora a subir no altar.

É importante também falar sobre saúde. Na Vila Haro fica uma unidade básica de saúde responsável por mais e 16 mil atendimentos todos os meses.  Essa unidade também foi uma das primeiras revitalizadas pelo programa Sorocaba linda de verdade, que visa a melhoria dos espaços públicos.

E por falar em espaços públicos, nos últimos anos eles ganharam uma nova cara no bairro.  A pista de skate é um exemplo disso e resultado de uma parceria com a iniciativa privada.

Bem ao lado da Vila Haro fica o Árvore Grande. O local leva esse nome justamente por conta de uma árvore que ficava bem na Avenida São Paulo. O bairro cresceu em torno da paineira gigante que viveu por cerca de 150 anos e chegou a 15 metros de altura.

Em 1978 o tronco mestre da árvore caiu, o que fez com que, aos poucos, ela fosse morrendo. Para que essa história não se perdesse, em 2002 fez uma clonagem da paineira.  O clone ficou no mesmo local a partir de 2010/.

Não por acaso, na Avenida São Paulo fica uma praça que traz homenagem ao período histórico de um dos principais ciclos econômicos de Sorocaba,  é a Praça do Tropeiro. Um monumento foi oferecido quando a cidade completou 300 anos.

Bem ao lado está a Santa Casa de Misericórdia.  O hospital que carrega mais de dois séculos de história, só neste endereço, está desde janeiro de 1899. Foi fundamental em uma época que a febre amarela devastou toda a região, centenas de pessoas morreram.

Muitos recursos foram destinados ao tratamento da doença e, por isso, houve um investimento na Santa Casa, que se tornou uma referência nos cuidados de pacientes com tuberculose, outra doença que causou muitas mortes nessa mesma época.

Em outubro de 1906 foi iniciada a construção da maternidade, inaugurada em 1911. Em 1925 a construção dos demais pavilhões completou o conjunto. Os anos se passaram e o hospital se modernizou.  Hoje, além dos atendimentos e cirurgias realizadas pelo sus, o hospital é uma referência regional no tratamento de pessoas com câncer.  O centro regional de oncologia da Santa Casa recebe pacientes dos 48 municípios da região metropolitana de Sorocaba, que tem uma população é de aproximadamente 3 milhões de pessoas.  Esse atendimento foi ampliado quando a diretoria conseguiu uma verba de um milhão e duzentos mil reais que está sendo recebida do governo do estado e 700 mil reais que são enviados do Governo Federal.

https://youtu.be/T3W9Org3RNMhttps://youtu.be/XrR9A3EiWHg

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Ibiúna, é um município com cerca de 80 mil habitantes, muitos encantos e histórias para conhecer. Essa é uma das cidades com acesso…

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!