Olhe Minha Cidade – Parque Vitória Régia

Olhe Minha Cidade | 0 Comentários

TV Sorocaba

6 de abril de 2023

Compartilhe:

vitória régia

vitória régia

Na Zona Norte de Sorocaba mora praticamente metade da população da cidade. E um bairro chama a atenção pela estrutura e oferta de serviços públicos: o Vitória Régia.

Falando de mobilidade urbana, no início sair da Zona Norte e chegar de ônibus à região central era muito difícil. Muitas ruas de terra e poucas linhas do transporte coletivo. Atualmente esta realidade é totalmente diferente.

O terminal Vitória Régia é um dos mais completos e eficientes da cidade, garantindo viagens mais rápidas e confortáveis para os passageiros.

O espaço possui área de mais de 11 mil metros quadrados e é um terminal considerado intermodal, pois faz conexão com diversas linhas do transporte coletivo e com o sistema BRT, o ônibus rápido.

São duas plataformas com toda cobertura feita com placas fotovoltaicas, um sistema de energia sustentável que torna Sorocaba pioneira neste tipo de investimento em transporte coletivo. Esta fonte de energia é considerada limpa e renovável.

O setor de transporte urbano é mesmo necessário para este bairro. O Vitória Régia tem hoje mais de 30 mil moradores.

Tanta gente assim garante um comércio local ativo e cheio de oportunidades. Como o centro fica distante, quem mora no bairro utiliza os estabelecimentos perto de casa para fazer compras, como supermercados, padarias, além de ter restaurantes e agências bancárias na região.

Com tanto desenvolvimento é preciso um serviço de saúde pública adequado. Neste quesito a Unidade Básica de Saúde Vitória Régia foi toda revitalizada. Foram feitas melhorias na pintura interna e externa da unidade; manutenção hidráulica e elétrica; troca de lâmpadas por tecnologia de led, limpeza e reparos no telhado.

Mas o Vitória Régia também sofre com problemas, como os alagamentos, que há muitos anos afetam o bairro. E neste ano não foi diferente. Isso porque o Vitória Régia fica ao lado do rio Sorocaba, em uma área de várzea, um terreno muito propício para alamentos.

Em breve esta realidade deve mudar. A prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizam um trabalho de desassoreamento no rio Sorocaba, e o bairro está contemplado.

Um canal de escoamento no parque Vitória Régia 3 está sendo construído. Isso deve dar mais vazão às águas em caso de chuvas intensas, evitando novas enchentes.

O canal deve ser concluído com 30 mil metros quadrados. Duas escavadeiras hidráulicas de braço longo, retroescavadeiras e caminhões são utilizados para o trabalho de retirada de terra. No total, serão removidos cerca de 60 mil m³ de sedimentos.

Uma outra obra muito importante para o saneamento da cidade está em andamento.
É o Reservatório de Detenção de Cheias, o RDC Vitória Régia. A espécie de tanque está sendo implantada no trecho do quadrilátero formado pelas ruas José Martinez Peres e Dr. Heitor Ferreira Prestes.

O empreendimento se trata de um sistema para controle de enchentes, composto por muro de contenção, reservatório de águas pluviais, dutos e completa rede de bombeamento. O valor estimado da obra é de R$ 14,9 milhões, custeado com recursos próprios do Saae/Sorocaba.

No local também será instalada uma grande área de lazer, com pista de caminhada e completa urbanização.

Ainda na questão do saneamento, a ETA Vitória Régia realiza um fundamental trabalho no programa de saneamento básico e de despoluição do rio Sorocaba.

A estação de tratamento bombeia 200 litros de água por segundo, mas o volume pode ser ampliado gradualmente, conforme demanda. A unidade tem capacidade de tratar até 750 litros de água por segundo.

A água tratada recebe uma tecnologia pioneira na América Latina. O tratamento é feito à base de ozônio.

O saneamento é qualidade de vida, assim como qualquer atividade de lazer. E, neste sentido, o bairro está bem servido de áreas verdes. O Parque Amadeu Franciulli recebeu várias melhorias, como manutenção da academia ao ar livre, brinquedos que foram reformados, pintura e manutenção de toda iluminação pública.

No Vitória Régia existem 11 escolas das redes municipal e estadual. Atualmente, 60 alunos do bairro fazem parte do Centro de Convivência Ação e Paz, que fica na rua fica na rua Clodomiro Pereira. Há mais de trinta anos, o espaço atende crianças e adolescentes, de 6 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social. Lá eles fazem várias atividades durante o contraturno escolar durante a semana.

Onde também tem trabalho voluntário e voltado para moradores do bairro é no CRAS (o Centro de Referência de Assistência Social), que atende mais de 3400 famílias.

No local são oferecidos serviços técnicos, com psicólogos e assistentes sociais, por exemplo, cursos profissionalizantes e oficinas infantis. Além da prestação de serviços de acessos a benefícios. Aproveitar o parque é uma ótima maneira de desfrutar do ar livre. De relaxar em um ambiente natural. Experiência que torna ainda mais agradável viver no Parque Vitória Régia.

https://youtu.be/WxSS_w48Lgkhttps://youtu.be/ttZ4PBeWqtE

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Ibiúna, é um município com cerca de 80 mil habitantes, muitos encantos e histórias para conhecer. Essa é uma das cidades com acesso…

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!