Olhe Minha Cidade – Jardim Carandá

Olhe Minha Cidade, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

26 de janeiro de 2023

Compartilhe:

Jardim Carandá

Jardim Carandá

O programa Olhe Minha Cidade deste 26 de janeiro mostrou dois bairros bem novos na zona norte de Sorocaba. Com menos de 10 anos de história, os residenciais Carandá e Altos do Ipanema são moradas de mais de 16 mil pessoas e te convidam a dar um passeio pela flora brasileira. Macaúba, Paineiras, Manacá, Ipês, entre outros. Cada condomínio carrega o nome de uma árvore encontrada no Brasil. O residencial Carandá é inspirado em uma delas: uma espécie de palmeira que produz cera semelhante à da carnaúba.

As árvores ao longo da avenida principal do residencial tornam tudo isso mais real e próximo de cada morador. O espaço foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2016 o investimento total foi de mais de 200 milhões de reais. Aos poucos, as famílias receberam as chaves do que é considerado um dos maiores condomínios de apartamentos da Região Metropolitana de Sorocaba. Ao todo são 2560 famílias que se mudaram para o novo bairro, que fica na altura do quilômetro três da rodovia Emerenciano Prestes de Barros – a estrada que liga Sorocaba a Porto Feliz.

A estimativa é que cerca de 10 mil pessoas vivam no Carandá. São 16 condomínios com apartamentos de 47 m². Essa foi uma alternativa para milhares de pessoas com renda entre zero e dez salários mínimos e que ainda não tinham a casa própria. Todas estavam cadastradas em um programa da prefeitura.

A praça central, em 2022, passou por uma revitalização. A área de lazer é o principal espaço de convivência da comunidade e conta com brinquedos, área verde e quadra poliesportiva, que são usados pelos moradores. No processo de revitalização, além do trabalho de roçagem, retirada de resíduos e entulhos e de manutenções em geral, foi instalada no local uma academia ao ar livre e um novo playground. Também no Carandá, foi desenvolvido um comércio local, que ajuda muito no dia-a-dia.

Bem ao lado do Carandá, fica o Altos do Ipanema. O residencial, no mesmo padrão, começou a receber os primeiros moradores em 2018. No espaço são mais 2160 apartamentos, entregues para pessoas sorteadas em um programa habitacional da Prefeitura de Sorocaba. Foi a realização do sonho da casa própria para mais milhares de pessoas que vivem em Sorocaba. Ao todo, são 11 condomínios onde vivem cerca de seis mil pessoas.

No Altos do Ipanema os condomínios trazem nomes de aves brasileiras. Ao longo da principal rua do bairro, é possível ver Seriema, Curió, Juriti, Uirapuru, Pintassilgo e outros. É dentro desses condomínios que as histórias se constroem, vidas se transformam assim como o residencial vizinho. Por lá existe infraestrutura completa, com redes de água, esgoto e telefonia; área de lazer, com playground, quadra poliesportiva, salão de festa e espaço de convivência e estacionamento.

Para atender esse número tão grande de moradores, foi criada uma linha de ônibus exclusiva, que alcança o residencial Carandá. Depois, com a criação do Altos de Ipanema, a demanda se tornou ainda maior e fez com que a linha se desmembrasse, fazendo com que mais ônibus fossem disponibilizados para os bairros. Esses veículos usam, ao longo da avenida Ipanema, os corredores exclusivos para o BRT, o que torna o percurso mais rápido, sem a necessidade de enfrentar o trânsito, principalmente em horário de pico. No fim do ano passado, a Prefeitura trocou alguns pontos de ônibus dos dois bairros por abrigos mais modernos, com cobertura ampla, espaço para cadeirante e equipado com painel solar para carregamento das luminárias de led embutidas.

Em março, começam as obras de interligação entre os bairros parque São Bento e Carandá. O objetivo é construir uma ponte sobre o rio Sorocaba e ligar os bairros da zona norte.

Em relação à saúde, o Pronto Atendimento Carandá é responsável pelo atendimento dos dois bairros, além do Caguaçu. O espaço, que desde novembro do ano passado trabalha 24 horas por dia, tem mais de mil metros quadrados de área construída. Nele são oferecidos atendimentos de atenção básica nas áreas de saúde do adulto, da criança e da família, para cerca de 200 pacientes por dia. Os atendimentos serão de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, enfermagem e odontologia.

E pensando em ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi instalado em 2020 um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para atender moradores do Carandá e Altos do Ipanema. O espaço cria estratégias e projetos que auxiliem na proteção básica desses moradores.

Para as crianças do bairro, é claro que não poderia faltar uma escola. Na verdade, os dois residenciais têm cinco escolas municipais. Ao todo, são 2.300 alunos matriculados na região do Carandá e Altos do Ipanema. A primeira delas, inaugurada em 2018, é a Escola Municipal Renice Seraphim, uma das maiores de Sorocaba. São cerca de mil e trezentos alunos matriculados, entre a pré-escola e o ensino fundamental um, que vai até o quinto ano.

Em 2019 e 2020, vieram as outras unidades: a “João Batista Larizatti Júnior”, construída com recurso do Governo Federal, que atende estudantes do ensino fundamental. Já as demais, são três centros de educação infantil, com capacidade para atendimento de cerca de 250 alunos de 0 a 3 anos cada.

https://youtu.be/48wIKq7kfqohttps://youtu.be/_iKgzH_kvlA

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Corpo de bebê é exumado em Sorocaba; pais suspeitam de erro médico

Corpo de bebê é exumado em Sorocaba; pais suspeitam de erro médico

Foi realizada nesta sexta-feira (17) a exumação do corpo do bebê que estava enterrado no cemitério municipal Aparecinha, em Sorocaba. Agora o corpo está no IML do município. Com a perícia médica, será possível identificar se houve ou não, erro médico por parte do Gpaci, responsável pela cirurgia da criança.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!