Olhe Minha Cidade – Itapetininga

Olhe Minha Cidade | 0 Comentários

TV Sorocaba

26 de junho de 2023

Compartilhe:

omc itapetininga

omc itapetininga

O programa Olhe Minha Cidade chega à Itapetininga. O município é o terceiro maior do estado em extensão territorial e tem quase 170 mil habitantes.
É uma cidade em pleno desenvolvimento, mas que guarda características do interior.

Começamos pela tradição religiosa. Símbolo de fé, a matriz de Nossa Senhora dos Prazeres foi inaugurada em 1885, mas chegou a ser demolida 60 anos depois pois estava pequena. Atualmente tem capacidade para 800 pessoas.
A pedra fundamental da nova igreja foi lançada em 1945. O engenheiro Benedito Calixto de Jesus Neto, que projetou a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida – o maior templo católico da América Latina – fez antes a igreja de Itapetininga. O curioso é que existe um cemitério em seu interior onde estão enterrados antigos sacerdotes.
Na torre onde fica o sino da igreja é possível contemplar a bela vista da cidade. E por falar em fé, o município tem uma tradição: a Festa do Divino. Realizado há mais de 160 anos, o evento movimenta a cidade.
Outra igreja que é destaque por sua história é a centenária Nossa Senhora do Rosário. Construída no estilo colonial e inaugurada em 15 de agosto de 1873, é considerada a construção religiosa mais antiga de Itapetininga que ainda está em pé.
Foi construída com donativos da população e com mão de obra dos escravos que se dedicaram na construção de um templo onde pudessem fazer suas orações e súplicas.

E Itapetininga guarda uma verdadeira relíquia da igreja católica. Uma réplica do Santo Sudário fotografada em 2002 e autenticada. Como essa, existem apenas outras duas no mundo: uma em Jerusalém e outra em Roma. A partir de 2005 foram fotografadas outras réplicas.
A chegada ocorreu após a visita de um casal italiano em Turim. Ao conhecer a associação e o trabalho de acolhimento à criança, pediu ao arcebispo de Turim algo relacionado ao Santo Sudário. A peça é semelhante à original, onde é possível ver a imagem de um homem com pouco mais de 1,80 metro de altura com as feridas da flagelação e tudo aquilo que Jesus sofreu, conforme os relatos da escritura.
Além do Santo Sudário o arcebispo de Turim doou também uma fotografia da imagem do rosto, ampliado, de Jesus impresso no manto ao negativo.

Da fé para a educação, Itapetininga é conhecida como a cidade das escolas e isso tem um motivo histórico. No município foi criada a primeira escola normal do estado de São Paulo. Esse era um termo usado para as escolas que formavam professores. O prédio do Peixoto Gomide está imponente no centro da cidade, e foi um importante espaço para quem queria se tornar professor no estado. Ele está ao centro e outras duas escolas, a Coronel Fernando Prestes e Adherbal de Paula Freire ficam de cada lado. A obra arquitetônica é de Ramos de Azevedo, um engenheiro muito conhecido no fim do século 19. Todo o conjunto é tombado pelo patrimônio histórico.

Esses prédios, de mais de 120 anos, hoje recebem os alunos dos ensinos fundamental e médio, mas durante a Revolução Constitucionalista de 1930, foram abrigo para voluntários e um hospital de campanha. Aliás, Itapetininga teve um papel importante durante a Revolução.

Andar pelas ruas de Itapetininga é ter a chance de ver de perto um pouco da história política do Brasil. Cada um desses prédios guarda memórias que ajudaram a construir o nosso país. Aqui nasceu Júlio Prestes de Albuquerque, eleito presidente da República em 1930, mas que não chegou a tomar posse por conta de um golpe militar. Dois anos depois, iniciou a Revolução Constitucionalista. A cidade estava em posição estratégica para impedir o avanço das tropas de apoio à ditadura que vinham do Sul em direção a São Paulo. Os jovens se alistaram e decidiram combater. Foram 90 dias de batalhas em todo o estado até que os paulistas foram derrotados pelo exército do governo federal.
Bem em frente às três escolas está a praça Peixoto Gomide, onde todos os domingos é realizada a feira livre no centro da cidade.

E por falar nas praças e áreas de lazer em Itapetininga, não podemos deixar de falar do Largo dos Amores. O local é cercado por estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, padarias, além de residências. Esse lugar, em décadas passadas, era um ponto de encontro dos jovens de toda a cidade nas noites de quinta a domingo e nos feriados.
É lá que fica a principal agremiação da sociedade, o centenário Clube Venâncio Ayres e o Centro Cultural e Histórico “Brazílio Ayres de Aguirre”, onde já foi instalada a prefeitura da cidade, antigo prédio da cadeia pública. O prédio construído em 1830 em taipa de pilão também é sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, um espaço para oficinas e exposições artísticas.
Falando em celebridades itapetininganas, uma delas, sem dúvida nenhuma, é Anésia Machado. Nascida em 1904, ela foi uma aviadora. Na verdade, a segunda mulher no país a conseguir um brevê de piloto. Anésia ficou muito conhecida pelos voos acrobáticos, e hoje é lembrada com uma estátua no Largo dos Amores.
A ideia é fazer com que toda essa história itapetiningana seja mais conhecida pelos turistas. Hoje o turismo da cidade se concentra em um dos pilares mais fortes da economia local, que é o agronegócio. Só para se ter uma ideia, durante a semana, a rede hoteleira da cidade fica praticamente lotada.

Uma das novidades em Itapetininga neste ano é o transporte coletivo. Vinte e dois ônibus alugados já estão em circulação na cidade. Os novos veículos possuem porta para entrada de cadeirante, câmeras de segurança e bilhetagem eletrônica com reconhecimento facial. Todos serão abastecidos pela administração municipal. O contrato com a empresa de transporte que operava na cidade terminou no fim de maio, e agora todo o sistema é executado pela prefeitura. Para isso, foram contratados 44 motoristas, por meio de um processo seletivo. As tarifas foram reduzidas e fixadas em valores únicos.

A Marginal do Chá foi totalmente revitalizada recentemente. Além de nova pavimentação e iluminação em led, o local tem uma pista de caminhada, também revitalizada, que recebe centenas de pessoas todos os dias para a prática de atividades físicas. Às margens dela também existe complexo esportivo “João Trindade Gomes Filho – prof. Coca” com uma pista de skate que atrai os praticantes da modalidade. E no alto é possível ver a imagem do cristo, que fica em um dos acessos à marginal, na entrada na Vila Barth.

E na questão de mobilidade, Itapetininga tem uma vantagem muito grande. A cidade é cortada pela rodovia Raposo Tavares, uma das mais importantes do estado de São Paulo, o que permite uma ligação rápida com a capital paulista. São menos de 80 quilômetros de distância seguindo pela via.

Itapetininga tem no agronegócio o principal setor da economia. E não é para menos, a maior parte dos quase 1800 quilômetros quadrados do município está na zona rural. São 86 bairros afastados do centro e uma produção diversificada.

E todas as propriedades da região recebem uma atenção especial em relação à segurança, afinal de contas, são 700 quilômetros de estradas rurais. São duas novas viaturas da Polícia Militar e outras duas da Guarda Civil Municipal atendendo a área e trazendo uma sensação de segurança maior à população.

Além disso, para manter baixos os índices de criminalidade, a GCM passou a ter um grupamento de operações com cães. O espaço fica Parque Ecológico “Regina Freire”. Existe uma estrutura para treino e adestramento dos cães farejadores da raça belga malinois, que integram a corporação, em um amplo espaço para as atividades externas e com baias individualizadas para acomodação dos animais. São duas equipes com quatro cães farejadores treinados. Em breve serão trazidos três novos cães para a força de segurança, que serão selecionados de uma ninhada de 10 filhotes.

Na cidade também fica o recinto de exposições “Acácio de Moraes Terra”, que foi cedido à prefeitura neste ano pelo governo estadual.
O espaço será utilizado para eventos nas áreas de cultura, esporte e principalmente voltados para a agropecuária. Alíás, no local é realizada a Expoagro, uma das principais feiras do setor.
Toda essa área fica tomada por expositores do mundo agro. Este tradicional e grande evento movimenta o turismo, comércio e setores de serviços do município. Durante os dias da Expoagro, aproximadamente 300 mil pessoas circulam pelo recinto “Acácio de Moraes Terra”, que prestigiam as diversas atrações da festa, que conta com parque de diversão, barracas de comidas e bebidas, exposição de animais, além dos tradicionais shows. O evento não é tratado somente como oportunidade de chamar a atenção para a força do agronegócio na cidade, mas chance de atualizar o homem do campo e atrair a população urbana.

A cidade ainda apresenta números positivos em relação à geração de empregos, figurando sempre entre as primeiras posições do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Aliás, essa é a principal estratégia de desenvolvimento no município.

E nessa linha de crescimento do município existem algumas empresas que têm papel importante nesse processo. Entre elas está a que produz a considerada melhor linguiça defumada do Brasil, que neste ano completa 90 anos de história. Tudo começou com o seu Feichtenberger. Em 1915, aos 15 anos, ele embarcou da Suíça em um navio como imigrante. E foi em Itapetininga que encontrou a oportunidade de trabalhar como açougueiro. Em 1953, o empresário conseguiu a naturalização como brasileiro.
E sabor é o que não falta. Afinal, todos os produtos ficam 24 horas no processo de defumação em um forno a 80 graus. O tempero é segredo da família. E faz tanto sucesso que eles receberam o título de melhor linguiça defumada do Brasil através de um concurso. E também reconhecimento do governo do estado de São Paulo como local de ponto turístico gastronômico, o que ajuda a atrair novos visitantes e o desenvolvimento social. Algumas pessoas viajam para a cidade só para conhecer os defumados.

E ainda hoje, Itapetininga mantém a tradição de ser uma referência em educação. A cidade é a única da região, além de Sorocaba, a ter uma faculdade de medicina. A unidade, inaugurada no ano passado, é fruto de uma parceria entre a prefeitura de São Caetano do Sul e Itapetininga. São 60 vagas para o curso integral, que tem a duração de 12 meses.
E a faculdade atua em parceria com hospital municipal Léo Orsi Bernardes, de caráter regional.

No início deste ano, o hospital iniciou uma reforma, resultado de uma parceria com o governo japonês. Serão investidos R$ 20 milhões que permitirão o aumento, em média, de 57% da capacidade de atendimento, entre leitos e especialidades. Com o valor será possível reformar as estruturas e ampliar, por exemplo, o número de leitos, que passarão de 112 para 154. A verdade é uma só, seja pela história tão forte relacionada à república do país, pela fé ou pelo crescimento econômico, Itapetininga é um lugar muito especial e importante não só para o estado de São Paulo, como no coração de cada morador.

Parcerias

Notícias Recentes

Veterinários de Sorocaba ajudam no resgate de animais no Rio Grande do Sul

Veterinários de Sorocaba ajudam no resgate de animais no Rio Grande do Sul

Um grupo de veterinários especializado em resgate técnico de grandes animais de Sorocaba está no Rio Grande do Sul para auxiliar o Corpo de Bombeiros nas ações relacionadas à enchente na região de Porto Alegre. A equipe também fica de prontidão para emergências em outras áreas afetadas em todo Estado.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Ibiúna, é um município com cerca de 80 mil habitantes, muitos encantos e histórias para conhecer. Essa é uma das cidades com acesso…

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!