Número de jovens aprendizes cresce em Sorocaba

Emprego, mercado de trabalho, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

5 de novembro de 2024

Compartilhe:

A Lei do Jovem Aprendiz, regulamentada em 2000, impulsionou as contratações de adolescentes a partir de 14 anos e garantiu o aumento significativo de aprendizes no Brasil.

Jovens aprendizes mexendo no computador.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Em Sorocaba, o programa Jovem Aprendiz tem proporcionado oportunidades transformadoras para milhares de adolescentes, como é o caso de Giulia Beatriz Santos Brito, de 17 anos. A jovem, que sempre se considerou tímida e tinha dificuldades para fazer amizades, começou a trabalhar como auxiliar em uma empresa de transportes da cidade. O emprego, segundo ela, ajudou-a a se sentir mais confiante e a desenvolver habilidades sociais.

Assim como Giulia, outros adolescentes têm encontrado apoio na Guarda Mirim de Sorocaba, onde recebem orientação e capacitação profissional. Daniel Augusto Anario Faustino, de 16 anos, é outro jovem que teve sua visão de mundo ampliada ao ingressar no mercado de trabalho. Ele atualmente trabalha na Santa Casa de Sorocaba e destaca a importância dessa experiência em sua vida.

Victoria Faria, que hoje é instrutora de aprendizagem na Guarda Mirim, também iniciou sua trajetória como aprendiz na instituição. Agora, ela orienta adolescentes que estão começando a mesma jornada que um dia foi dela, reforçando o impacto positivo que o programa teve em sua vida.

A Lei do Jovem Aprendiz, regulamentada em 2000, impulsionou as contratações de adolescentes a partir de 14 anos e garantiu o aumento significativo de aprendizes no Brasil. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro a junho deste ano, mais de 58 mil jovens conseguiram sua primeira experiência profissional com carteira assinada. Em Sorocaba, mais de 6 mil adolescentes foram admitidos como aprendizes em diversas áreas, com destaque para o setor de serviços. A divisão dos aprendizes na cidade inclui 3.124 jovens na área de serviços, 699 na indústria, 525 no comércio e 22 na construção civil. A contratação de um jovem aprendiz exige que a empresa siga uma série de regras, como uma jornada de trabalho de até seis horas diárias e a obrigatoriedade de que o jovem esteja matriculado em uma instituição de ensino.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!