Segundo um morador que flagrou o momento, os moradores da casa e os animais de estimação estavam dentro do imóvel, na cozinha localizada nos fundos, e ninguém se feriu.
A data marca o início da Quaresma: período de 40 dias de oração, jejum e reflexão para os fiéis católicos.
Segundo um morador que flagrou o momento, os moradores da casa e os animais de estimação estavam dentro do imóvel, na cozinha localizada nos fundos, e ninguém se feriu.
Acidente ocorreu após motorista parar veículo com pane e tentar atravessar a pista, segundo dados da Artesp
A Justiça do Trabalho determinou a suspensão da...
Lojas do centro e dos bairros ampliam horário de atendimento no primeiro sábado após o quinto dia útil do mês
Continua após anúncio
Celebrada nesta quarta-feira (18), a Quarta-feira de Cinzas marca o início da quaresma para os fiéis católicos e também, o início da campanha da fraternidade. Na região, diversas missas estão programadas para iniciar o período quaresmal.
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa no calendário da Igreja Católica. É um tempo dedicado à oração, ao jejum e à prática da caridade, inspirado nos 40 dias que Jesus passou no deserto. Na celebração, os fiéis recebem a imposição das cinzas na testa, símbolo da fragilidade da vida humana e do chamado à conversão, recordando a passagem ”Lembra-te que és pós, e ao pó has de voltar.” (Gn 3,19). A data também é tradicionalmente vivida com jejum e abstinência de carne, reforçando o compromisso espiritual que conduz à celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Na Catedral Metropolitana de Sorocaba, as missas estão programadas para 10h, 12h, 17h e 19h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.
Já em Jundiaí, as celebrações ocorrem às 7h, 9h30, 12h e 19h30, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na Praça Governador Pedro de Toledo.
Na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, as missas serão às 7h, 12h e 19h. A Igreja fica na Praça Duque de Caxias, 150.
A Campanha da Fraternidade, também iniciada nesta data, é promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e propõe, durante o período da Quaresma, uma reflexão sobre temas sociais que desafiam a sociedade brasileira. A cada ano, os bispos escolhem um tema e um lema com o objetivo de incentivar a conversão pessoal e comunitária, sempre à luz do Evangelho e voltados à promoção do bem comum.
Para 2026, o tema escolhido é “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A proposta convida os cristãos a refletirem sobre a realidade habitacional no país. Apesar de a moradia digna ser um direito garantido pela Constituição, milhões de brasileiros ainda vivem sem casa ou em condições precárias. Dados apresentados pela campanha apontam que 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua.
Veja mais notícias no nosso Instagram.
Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.
Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.
Notícias recentes.
Segundo um morador que flagrou o momento, os moradores da casa e os animais de estimação estavam dentro do imóvel, na cozinha localizada nos fundos, e ninguém se feriu.
Lojas do centro e dos bairros ampliam horário de atendimento no primeiro sábado após o quinto dia útil do mês
O suspeito é acusado de ter praticado um assalto em uma padaria no bairro Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, e estava foragido da Justiça.
Equipes de saúde reforçam ações em bairros da cidade e utilizam estratégia que espalha larvicida a partir do próprio mosquito
Ação acontece das 7h às 12h no Espaço dos Barganheiros, no bairro Caguaçu, com orientação e serviços voltados ao público feminino
Receba notícias no seu celular
0 comentários