Meio ambiente: Empresa utiliza bioestimulação

Araçoiaba da Serra, Meio Ambiente | 0 Comentários

TV Sorocaba

5 de junho de 2023

Compartilhe:

Meio ambiente: Empresa utiliza bioestimulação

Meio ambiente: Empresa utiliza bioestimulação

Cinco de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente. E mais uma vez é preciso lembrar do processo de preservação da natureza, em especial por parte de empresas que geram poluição.

A princípio, durante todo o processo industrial podem ser gerados resíduos e subprodutos que precisam ser gerenciados adequadamente para evitar a poluição ambiental.

A gestão sustentável da água é de extrema importância para garantir o uso contínuo deste recurso essencial para a vida.

Isso envolve o uso consciente, a redução do desperdício, a proteção de rios, lagos e mananciais e o tratamento adequado dos efluentes industriais antes de serem devolvidos ao meio ambiente.

Na questão dos efluentes, que são toda água que sai pela tubulação de indústrias e empresas, existem práticas modernas e tecnológicas responsáveis pelo tratamento destas substâncias.

Bioestimulação

Em uma indústria de soluções ambientais em Araçoiaba da Serra, que atua em 17 estados brasileiros, existe um trabalho importante de tratamento de efluentes. E tudo foi desenvolvido a partir do laboratório.

Do mesmo modo, são duas as técnicas existentes no mercado: 

A biorremediação, que é o uso de microrganismos vivos para diminuir ou remover os contaminantes e a bioestimulação, que encontra na própria água poluída a solução do problema.

Os próprios microrganismos da água poluída, que se alimentam de material orgânico e inorgânico, são estimulados com micro e macro nutrientes fazendo com que a poluição diminua, devido à degradação. 

Bem como, este processo é mais barato e não envolve produtos químicos que podem gerar impacto negativo no meio ambiente.

Ainda mais, todo o processo é acompanhado pelos técnicos da empresa, que investigam o resíduo e aplicam o tratamento específico para aquele agente contaminador. É o remédio certo na dose certa.

Por outro lado, na indústria de papel e celulose por exemplo, as soluções biotecnológicas podem atuar no controle microbiológico e no processo de refino.

Assim, ajudando na descontaminação, forçando menos o maquinário, aumentando a velocidade do equipamento, gastando menos energia.

Resultado

Assim, o tratamento adequado dos resíduos contribui diretamente para a preservação do planeta, protege os ecossistemas, conserva recursos naturais e promove a sustentabilidade.

https://youtu.be/oBw17ScnPW4

Parcerias

Notícias Recentes

9º Encontro Estadual de carros antigos acontece amanhã (28), em Piedade

9º Encontro Estadual de carros antigos acontece amanhã (28), em Piedade

A Praça da Matriz e as ruas centrais de Piedade vão receber amanhã (28) o 9º Encontro Estadual de Carros Antigos. O evento, que é beneficente em prol do Fundo Social de Solidariedade de Piedade (FUSPIE), promete reunir apaixonados por raridades automobilísticas, famílias e visitantes, a partir das 8h.

Incêndio na Serra da Baleia em Jundiaí é controlado, mas sol forte exige atenção

Incêndio na Serra da Baleia em Jundiaí é controlado, mas sol forte exige atenção

Equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros trabalharam durante a noite de ontem (26) e madrugada de hoje (27) para combater um incêndio na Serra da Baleia, em Jundiaí. O fogo, que teve início o fim da tarde de ontem, atingiu a vegetação próxima à Rodovia Anhanguera (SP-330), mas foi controlado pelas equipes. A área atingida pelo incêndio ainda está sendo calculada.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Um homem foi preso em flagrante por crimes ambientais durante uma ação de fiscalização em Mairinque. O suspeito, que não teve a identidade revelada, mantinha um aterro irregular na região do bairro Monjolinho, descumprindo uma série de medidas administrativas e causando danos ao meio ambiente.

Lixo orgânico é transformado em energia elétrica em Iperó

Lixo orgânico é transformado em energia elétrica em Iperó

Jogar uma casca de banana no lixo e acender uma lâmpada. Você sabe o que essas duas ações têm em comum? Uma pode surgir de outra. Apesar do descarte parecer para a maioria das pessoas o final de uma atividade também é o início de algo novo: geração de energia.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!