Lixo orgânico é transformado em energia elétrica em Iperó

Iperó, Meio Ambiente | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

24 de abril de 2024

Compartilhe:

Jogar uma casca de banana no lixo e acender uma lâmpada. Você sabe o que essas duas ações têm em comum? Uma pode surgir de outra. Apesar do descarte parecer para a maioria das pessoas o final de uma atividade também é o início de algo novo: geração de energia. O processo chamado de termovalorização é feito em todo o Brasil e também na nossa região. Em Iperó, um aterro sanitário desenvolve esse trabalho. O local recebe resíduos comuns de 10 cidades da região, o que equivale a mais de um milhão de habitantes.

Depois que os resíduos são recebidos, eles são depositados no aterro. Aquilo que é orgânico se decompõe gerando gases, entre eles o metano, que é tratado e vira energia.

Mas para que os resíduos não contaminem o solo é necessário muito cuidado. São três camadas de proteção. Aí sim o local está apto para receber os descartes. Esse processo é o que separa um aterro de um lixão a céu aberto, onde tudo é depositado sem preocupação com a natureza. Este espaço está sendo preparado para se tornar uma extensão, já que a quantidade de lixo é grande.

A média da geração de resíduo do Brasil hoje é de um quilo por pessoa a cada dia. Em uma casa com quatro pessoas, são gerados quatro quilos diariamente. O que significa que transformar parte disso em recurso que possa ser utilizado novamente é uma maneira de dar outro destino a pelo menos 50% do lixo. Já que, o que sobra vai precisar se decompor com o tempo, por isso fazer a coleta seletiva é essencial.

Parcerias

Notícias Recentes

Região inicia arrecadação para ajudar víitimas das chuvas no Sul do país

Região inicia arrecadação para ajudar víitimas das chuvas no Sul do país

Cidades da região estão arrecadando alimentos, roupas e kits de limpeza e higiene para as famílias gaúchas. Já são mais de 30 mortos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul e cerca de 70 pessoas desaparecidas. Muitas famílias perderam tudo. Por conta disso, cidades da nossa região estão alimentos, roupas e kits de limpeza e higiene para as famílias gaúchas.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Crime ambiental em Mairinque: homem é preso em flagrante por aterro irregular

Um homem foi preso em flagrante por crimes ambientais durante uma ação de fiscalização em Mairinque. O suspeito, que não teve a identidade revelada, mantinha um aterro irregular na região do bairro Monjolinho, descumprindo uma série de medidas administrativas e causando danos ao meio ambiente.

Estudantes reclamam ter recebido ovos mofados da Prefeitura de Iperó

Estudantes reclamam ter recebido ovos mofados da Prefeitura de Iperó

Moradores de Iperó reclamam que a prefeitura distribuiu ovos de Páscoa mofados para alunos de escolas municipais da cidade. Um vídeo que circula na internet mostra a tristeza de uma criança em não poder comer o chocolate. Por meio de nota, a Prefeitura de Iperó...

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!