Justiça determina apreensão de materiais de campanha em Jundiaí

Eleições 2024, Jundiaí, Justiça | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

2 de outubro de 2024

Compartilhe:

A Justiça Eleitoral de Jundiaí determinou a apreensão de materiais de campanha e a suspensão de sua distribuição pela coligação “O Trabalho Vai Continuar”, após denúncias de divulgação de dados adulterados em pesquisa eleitoral. A decisão inclui multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

Gustavo Martinelli em entrevista.

Notícias Recentes

Estudante morre após cair de escada em universidade de Sorocaba

Estudante morre após cair de escada em universidade de Sorocaba

O corpo de Isabela da Rocha Oliveira, de 22 anos, será enterrado na tarde desta quinta-feira (1) em Sorocaba. A jovem faleceu após sofrer uma queda em uma escada de uma universidade no bairro Éden, na noite da última terça-feira (29). Segundo a família, a estudante teve uma convulsão logo após o acidente.

Continua após anúncio

A Justiça Eleitoral de Jundiaí determinou nesta quarta-feira (02), a busca e apreensão de materiais de campanha da coligação “O Trabalho Vai Continuar”, composta pelos candidatos Gustavo Martinelli (prefeito) e Ricardo Benassi (vice-prefeito). A decisão veio após denúncia apresentada pela coligação “O Futuro Não Pode Parar”, que alegou a distribuição de panfletos com informações adulteradas de uma pesquisa eleitoral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, os panfletos e materiais eletrônicos continham dados de pesquisa que não conferiam com os resultados oficiais publicados. A investigação apontou que a posição dos três últimos candidatos foi alterada, gerando a suspeita de manipulação com o objetivo de influenciar os eleitores. A juíza Jane Rute Nalini Anderson, responsável pela decisão, destacou o risco de prejuízo ao processo eleitoral, dado a proximidade das eleições.

A decisão prevê, além da apreensão de todo o material impresso — com tiragem de 20 mil cópias —, uma multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento. A busca ocorrerá tanto na sede da campanha dos representados quanto na gráfica, que foi responsável pela impressão dos panfletos. A Justiça também solicitou que a gráfica apresente a nota fiscal do material.

A defesa dos candidatos tem dois dias para recorrer da decisão. Procuramos os representantes da coligação “O Trabalho Vai Continuar”, que enviaram a seguinte nota de esclarecimento:


“Hoje, foi divulgada uma notícia de suposta adulteração de pesquisa eleitoral envolvendo a campanha de Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, gerando dúvidas entre os eleitores. É importante esclarecer que o material divulgado pela campanha foi baseado na soma de votos válidos (excluindo brancos, nulos e abstenções), conforme os números da pesquisa registrada no TSE.

O contratante da pesquisa inicialmente divulgou os dados de maneira equivocada. Contudo, em nova matéria publicada nesta quarta-feira (02), o jornal retificou as informações, comprovando a liderança de Gustavo Martinelli na corrida eleitoral.

Gustavo Martinelli reforça que sua campanha e a de Ricardo Benassi são pautadas pela ética e pela verdade: ‘Nossa campanha é limpa. Não precisamos inventar mentiras, ganhar no tapetão, nem compartilhar fake news. Temos o apoio da população, o resultado dessa pesquisa confirma isso e será confirmado no dia 6 de outubro.’

Por Matheus Dias, TV Sorocaba SBT

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!