Jundiaí inicia vacinação de cães e gatos após caso confirmado de raiva felina

Jundiaí, Pets, Saúde, Vacinação | 0 Comentários

Nicole Bonentti

10 de novembro de 2025

Compartilhe:


As ações ocorrem após a confirmação, na última terça-feira (4), de um caso de raiva em um felino

Notícias Recentes

Continua após anúncio


A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia nesta semana uma ampla operação de vacinação de cães e gatos na região da Vila Arens. As ações ocorrem após a confirmação, na última terça-feira (4), de um caso de raiva em um felino — o primeiro registro da doença em um animal doméstico na cidade desde 1983.

Segundo o coordenador da VISAM, o médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, todas as medidas foram adotadas logo após o diagnóstico, feito pelo Centro de Controle de Zoonoses da cidade de São Paulo, referência no Estado. “A primeira etapa foi realizar um mapeamento da área onde o caso foi notificado, para identificar a população de cães e gatos e avaliar a cobertura vacinal necessária. Com base nessa análise, foi possível planejar as ações de bloqueio, que devem começar entre quarta (12) e quinta-feira (13), com postos avançados de vacinação”, explica.

A operação conta com o apoio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e do Instituto Pasteur. Paralelamente, a Vigilância Epidemiológica e a VISAM realizaram busca ativa das pessoas que tiveram contato com o gato infectado e encaminharam os moradores para tratamento profilático.

Mesmo com o último caso de raiva em animal doméstico registrado há mais de quatro décadas, Jundiaí mantém vigilância constante. Somente em 2025, cinco morcegos testaram positivo para o vírus da raiva e todas as medidas sanitárias foram aplicadas conforme os protocolos.

A VISAM reforça que mantém um posto fixo de vacinação antirrábica gratuito durante todo o ano, destinado a cães e gatos a partir de três meses de idade. Tutores interessados podem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-6340 ou 4589-6350 para agendamento. “A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença. Todo tutor responsável deve manter seu animal devidamente vacinado”, reforça o coordenador.

A Secretaria de Saúde também orienta que, em casos de mordedura, arranhadura ou contato com saliva de animal suspeito, o ferimento deve ser lavado imediatamente com água e sabão por, no mínimo, quinze minutos, e a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para avaliação.

A população é orientada a não tocar em animais silvestres ou domésticos com comportamento anormal e comunicar imediatamente a VISAM. A medida é essencial para garantir o controle da raiva e evitar novos casos.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.


Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular