Cinco casos da doença já foram confirmados; Porto Feliz intensifica ações de combate ao Aedes aegypti para evitar surtos
Mapear o avanço do coronavírus pela cidade é a meta do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, da Prefeitura de Jundiaí.
teste de coronavirus
Cinco casos da doença já foram confirmados; Porto Feliz intensifica ações de combate ao Aedes aegypti para evitar surtos
Motoristas têm à disposição 11 pontos de apoio com wi-fi, banheiros adaptados e contato direto com a central de atendimento
Inscrições vão até 15 de maio e provas serão feitas online; bolsa auxílio é de R$ 900
Objetivo é valorizar o trabalhador ituano com um evento com cultura, lazer e entretenimento, promovendo a integração da comunidade e o reconhecimento da importância do trabalho para o desenvolvimento da cidade
Continua após anúncio
Mapear o avanço do coronavírus pela cidade é a meta da Prefeitura de Jundiaí. A pesquisa foi iniciada em abril e alcança a segunda fase a partir desta terça-feira (26), com a aplicação de testes rápidos em domicílios sorteados conforme o mapa cartográfico municipal.
As equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí e Unifaccamp percorrerão os bairros para a entrevistar e aplicar o teste rápido em todos os residentes nos endereços sorteados. A meta é visitar 1.3 mil domicílios com a possibilidade de testar entre 4 a 5 mil pessoas.
O inquérito epidemiológico será aplicado por três integrantes ligados à FMJ, Unifaccamp e UGPS, devidamente identificados e com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). A testagem e a aplicação do questionário serão feitos em ambiente externo à residência.
“Essa pesquisa é fundamental para a avaliação da cidade, por isso, é muito importante que a população participe. Além de colaborar com a identificação do avanço da doença na cidade, os participantes saberão se já estão com os anticorpos ao vírus sars-cov-2, causador da covid-19”, explica o gestor da unidade de gestão e promoção da saúde (UGPS) Tiago Texera.
Leia também: Intituições em Sorocaba que precisam de doações.
Testes rápidos serão aplicados em pessoas assintomáticas, a partir da segunda etapa do inquérito epidemiológico realizado em Jundiaí.
Dados
De acordo com a Doutora em epidemiologia e coordenadora do Depto de Saúde Coletiva, responsável pela pesquisa pela FMJ, Marília Jesus Batista de Brito Mota, o mapeamento dos domicílios está sendo feito a partir da densidade demográfica.
“Foram definidos quantitativos de domicílios em vários bairros da cidade, de forma que a amostra represente a cidade. A determinação de quantidade de residências a ter os moradores testados será feia com base na densidade demográfica, portanto, alguns bairros terão mais testes, outros menos”, detalha Marília.
A fase da pesquisa terá duração de 13 dias úteis. Confira os bairros que receberão as equipes a partir de terça-feira (26):
Ações constantes da prefeitura e participação dos moradores ajudam a conter a doença no município
Feriado do Dia do Trabalho altera os horários de funcionamento de alguns serviços nos próximos dias
Equipamento deve permitir comunicação direta com a Guarda Municipal
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), mais de 379 mil veículos foram emplacados em março de 2025 no Brasil. Esse é o melhor resultado para um primeiro trimestre desde 2008, com mais de 1 milhão de unidades licenciadas entre janeiro e março
Centenas de peças de roupa foram levadas
Receba notícias no seu celular
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks