Fevereiro laranja: conscientização e enfrentamento da leucemia

Saúde | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

20 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 11.540 pessoas devem ser diagnosticadas com leucemia no triênio 2023-2025, o que representa uma taxa de 5,33 novos casos para cada 100 mil habitantes

Pessoas no centro da cidade.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

O mês de fevereiro é dedicado à conscientização e ao enfrentamento da leucemia, uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue e pode levar a complicações graves.

A leucemia é uma doença que afeta a medula óssea, onde são produzidas as células doentes que prejudicam a imunidade do paciente. Existem pelo menos 12 tipos de leucemia, sendo quatro deles considerados os mais graves: Leucemia Mielóide Aguda (LMA), Leucemia Mielóide Crônica (LMC), Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 11.540 pessoas devem ser diagnosticadas com leucemia no triênio 2023-2025, o que representa uma taxa de 5,33 novos casos para cada 100 mil habitantes. Desses, 6.250 são homens e 5.290 são mulheres.

O tratamento da leucemia envolve quimioterapia, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas, e prevenção ou tratamento da infiltração no sistema nervoso central. Em alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

A conscientização e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento e a cura da leucemia. É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas e procurem um médico se apresentarem algum dos seguintes sinais: fadiga, perda de peso, dor óssea, infecções frequentes, entre outros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

PA São Guilherme suspende atendimentos após queda de energia

PA São Guilherme suspende atendimentos após queda de energia

Uma queda de energia nesta segunda-feira (28) afetou o funcionamento do PA São Guilherme, em Sorocaba. Pacientes estão sendo orientados a procurar unidades próximas, enquanto duas ambulâncias dão suporte para remoções emergenciais.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!