Inscrições vão até 15 de maio e provas serão feitas online; bolsa auxílio é de R$ 900
Com a chegada do frio, aumentam os problemas respiratórios na população. Exercícios podem ajudar a fortalecer a musculatura do corpo.
mulher fazendo exercicio com bola laranja
Inscrições vão até 15 de maio e provas serão feitas online; bolsa auxílio é de R$ 900
Objetivo é valorizar o trabalhador ituano com um evento com cultura, lazer e entretenimento, promovendo a integração da comunidade e o reconhecimento da importância do trabalho para o desenvolvimento da cidade
Óbito foi constatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e caso foi registrado como morte suspeita pela Polícia Civil.
Só nos primeiros quatro meses de 2025, 38 mortes foram registradas, a maioria na construção civil e na indústria
Continua após anúncio
Com a chegada do frio, aumentam os problemas respiratórios na população. Exercícios podem ajudar a fortalecer a musculatura do corpo. Essa época do ano é a de maior incidência de doenças respiratórias, o outono/inverno se desenrola, este ano, com uma preocupação a mais: a pandemia do coronavírus, que faz com que se confundam sintomas e tratamentos de resfriados e gripes comuns com os da covid-19 e que pacientes acumulem enfermidades, com complicações pulmonares.
Com a chegada do frio e da umidade, há a tendência de se ventilarem menos os ambientes, fechando janelas e portas. Com isso, a taxa de contaminação do grupo familiar que coabita uma residência tende a ser nitidamente maior, se houver alguém que esteja contaminado naquela casa – diz José Miguel Chatkin, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Sem vacina ou medicamentos de comprovada eficiência, a covid-19 exige medidas de prevenção que vão do distanciamento social a cuidados com a higienização do corpo e de superfícies.
Mas se não chegam a ser uma medida de prevenção da doença, exercícios de fisioterapia pulmonar podem ajudar na diferenciação de sintomas respiratórios (que podem ou não ser frutos da covid-19) e no fortalecimento da musculatura respiratória dos indivíduos, que, em caso de adoecimento, pode ser bastante requisitada.
Entender o funcionamento da respiração é importante para não confundir alguns sintomas de ansiedade com sintomas do coronavírus, como por exemplo a falta de ar. Na ansiedade, ela pode ceder muito mais facilmente com os exercícios de conscientização respiratória que a falta de ar pelo coronavírus.
Leia também: Estação de tratamento do Vitória Régia está praticamente concluída.
Já os pacientes crônicos respiratórios precisam manter em dia seu tratamento de fisioterapia respiratória, a fim de evitar uma descompensação em um momento onde a falta de leitos hospitalares é uma preocupação – diz Roberta Correia, fisioterapeuta respiratória do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da criança e do adolescente Fernandes Figueira.
O fisioterapeuta João Vitor também defende que os exercícios respiratórios “deixam os pulmões mais fortes e resistentes para combater qualquer sintoma” e podem ser praticados por qualquer pessoa saudável que tenha o receio de contrair a doença.
A orientação é realizar exercícios respiratórios diários simples e básicos, como inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca inúmeras vezes. Estes exercícios têm o objetivo de manter a ventilação pulmonar normal e fortalecer a musculatura respiratória, como o diafragma e músculos acessórios da respiração.
Com isso, diminui o risco de infecção pulmonar e, consequentemente, de acúmulo de secreção que diminuiria a capacidade pulmonar, podendo levar a pessoa a uma insuficiência respiratória – explica o fisioterapeuta, que sugere, a seguir, uma série de exercícios de fortalecimento da musculatura respiratória que podem ser feitos em casa.
https://www.youtube.com/watch?v=D7tRCHvXzVo&feature=youtu.beAções constantes da prefeitura e participação dos moradores ajudam a conter a doença no município
Iniciativa educativa envolve teatro, cartazes e atividades lúdicas para conscientizar as crianças e suas famílias
O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.
Parlamentares destacaram histórico positivo da entidade na cidade e apontaram melhorias esperadas na gestão da unidade de saúde
Uma queda de energia nesta segunda-feira (28) afetou o funcionamento do PA São Guilherme, em Sorocaba. Pacientes estão sendo orientados a procurar unidades próximas, enquanto duas ambulâncias dão suporte para remoções emergenciais.
Receba notícias no seu celular
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks