Exames preventivos são essenciais para diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa, Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

9 de outubro de 2024

Compartilhe:

Esse gesto salvou a vida de Juliane Leonço, de Sorocaba.

Repórter Daniele Gonzales falando sobre o câncer de mama.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Quando falamos do mês de outubro, logo nos vem uma cor na cabeça, não é mesmo? Essa é justamente a ideia da campanha que a cada ano ganha mais força lembrando as mulheres sobre a importância de fazer os exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Isso é essencial para o combate desse tumor que mais acomete mulheres no Brasil.

Esse gesto salvou a vida de Juliane Leonço, de Sorocaba. Em uma tarde de 2021, durante um autoexame em casa, ela sentiu uma ardência e um caroço diferente na mama esquerda.

Após procurar um especialista e realizar exames, veio o diagnóstico: câncer de mama. Uma notícia muito difícil de receber. Mas Juliane decidiu não se entregar e enfrentar o tratamento, que durou um ano e meio. Nesse período, ela passou por quimioterapia, teve várias reações aos medicamentos, perdeu os cabelos e precisou remover as mamas. Casos como o dela têm sido cada vez mais comuns.

No ano passado, o Instituto Nacional do Câncer divulgou uma estimativa de 704 mil novos casos de câncer no brasil até 2025. Desses, o mais comum entre as mulheres é o câncer de mama, com previsão de 74 mil diagnósticos. A detecção precoce é fundamental e pode salvar vidas.

A ginecologista e obstetra, Daniela Munhoz, explica que os diagnósticos são mais frequentes em mulheres entre 40 e 60 anos, faixa etária em que as consultas de prevenção são essenciais. Por isso, fazer os exames de rotina, como a mamografia, o quanto antes, é o ideal.

Esses atendimentos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, mas os primeiros sinais podem ser identificados em casa.

Depois de todo o tratamento, a Juliane, aos poucos vai retomando a rotina. Quando recebeu alta médica, foi uma verdadeira festa, com balões e um discurso emocionante. Depois, teve até uma carreata. Ainda faltam dois anos para ela finalizar os acompanhamentos, mas a força de vontade e desejo de viver foram essenciais para superar os dias mais difíceis. O resgate da autoestima e o apoio familiar fizeram toda a diferença nesse processo.

Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

PA São Guilherme suspende atendimentos após queda de energia

PA São Guilherme suspende atendimentos após queda de energia

Uma queda de energia nesta segunda-feira (28) afetou o funcionamento do PA São Guilherme, em Sorocaba. Pacientes estão sendo orientados a procurar unidades próximas, enquanto duas ambulâncias dão suporte para remoções emergenciais.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!