Estoque de córneas é o mais baixo em 40 anos

Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

18 de agosto de 2020

Compartilhe:

estoque de corneas

estoque de corneas

O estoque de córneas do Banco de Olhos de Sorocaba é o mais baixo em 40 anos. Resultado: até transplantes de urgência podem ser cancelados no BOS.

A geladeira, que no começo do ano estava lotada de tecidos de córneas, hoje está vazia e conta com apenas 4 exemplares a disposição. Existe o risco de faltar córnea para transplante de urgência inclusive.

O quadro alarmante é um reflexo das medidas governamentais que foram adotadas em todo país durante a pandemia. Em São Paulo, o Governo restringiu os protocolos para captação de órgãos e tecidos, o que fez com que as doações caíssem para apenas 2% no hospital, considerado referência nacional.

Para que durem mais tempo, os poucos tecidos que ainda restam são conservados em glicerina. Só que o produto aumenta a chance do paciente passar por uma nova intervenção cirúrgica em pouco tempo.

O impacto já é sentido em todo o Estado de São Paulo.  A fila de espera por um transplante de córnea, que antes da pandemia era de no máximo 10 meses, agora já chega a quase 5 anos.

Um protocolo com medidas de segurança para retomada dos transplantes foi elaborado pelo hospital, mas a Secretaria Estadual de Saúde do Governo ainda não se manifestou sobre a liberação. Em meio ao impasse, o quadro de alguns pacientes se agrava.

https://youtu.be/KZmjJGpkgkA

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Terminal Ipiranga do BRT é inaugurado em Sorocaba

Terminal Ipiranga do BRT é inaugurado em Sorocaba

Foi inaugurado em Sorocaba nesta sexta-feira (3) o terminal BRT Ipiranga, que vai atender mais de 45 mil pessoas da região oeste de Sorocaba. Além do Ipiranga, também entra em funcionamento o terminal do Jardim Tatiana, que completa o Corredor Oeste. Os dois terminais...

Região inicia arrecadação para ajudar víitimas das chuvas no Sul do país

Região inicia arrecadação para ajudar víitimas das chuvas no Sul do país

Cidades da região estão arrecadando alimentos, roupas e kits de limpeza e higiene para as famílias gaúchas. Já são mais de 30 mortos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul e cerca de 70 pessoas desaparecidas. Muitas famílias perderam tudo. Por conta disso, cidades da nossa região estão alimentos, roupas e kits de limpeza e higiene para as famílias gaúchas.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!