Escolas da região recebem matrículas de alunos de todas as idades em janeiro

Educação, Notícia Regional | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de janeiro de 2024

Compartilhe:

escola matriculas

escola matriculas

Com o início de 2024, as escolas da região estão abertas para matrículas de pessoas de todas as idades que desejam retornar aos estudos. Mais de 5.000 unidades da rede estadual estão prontas para receber os interessados durante o mês de janeiro. Essa iniciativa inclui não apenas estudantes em idade regular, mas também aqueles que buscam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponível em diversas escolas, além dos 39 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

Para os estudantes já matriculados e que desejam realizar transferência entre unidades, o prazo final para solicitar a mudança é até esta segunda-feira, 8 de janeiro.

No ano de 2023, a rede estadual de ensino atendeu estudantes com idades variando até 90 anos. Para efetivar a matrícula neste ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar o processo presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo. Os documentos necessários incluem RG, histórico escolar e comprovante de residência. As matrículas continuam abertas ao longo deste mês para alunos de todas as idades que estão fora da rede estadual.

Os interessados nas aulas da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental ou CEEJA podem apresentar um documento de próprio punho informando o endereço e um comprovante de escolaridade, caso não possuam o histórico escolar.

Transferência entre escolas

O prazo para manifestação de interesse na transferência entre unidades encerra nesta segunda-feira, 8 de janeiro. Este processo é destinado aos estudantes já matriculados em escolas estaduais que mudaram de endereço ou desejam estudar em uma escola mais próxima de suas atividades diárias. O resultado dessa etapa será divulgado em 22 de janeiro.

Diferença entre EJA e CEEJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) oferecem oportunidades para aqueles que não puderam iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, durante o ano de 2024.

Na EJA, é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. As aulas são presenciais em escolas regulares, e os alunos devem ter 15 anos para cursar os anos finais do Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

Já nos CEEJAs, o diferencial está na carga horária flexível, oferecendo oportunidades a alunos com mais de 18 anos que desejam retornar à sala de aula. Nos Centros, os alunos recebem o material de ensino no ato da matrícula e são orientados a criar um plano de estudos. Não há a obrigatoriedade de frequentar o CEEJA todos os dias e em horários determinados, permitindo que os estudantes visitem a unidade sempre que sentirem necessidade de tirar dúvidas com os professores. Atualmente, existem 39 CEEJAs no estado, incluindo dois na nossa região: a CEEJA Professor Norberto Soares Ramos, em Sorocaba, e a CEEJA Professora Mertila Larcher de Moraes, em Votorantim.

Confira mais notícias sobre educação clicando aqui.

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Homem é preso suspeito de tentativa de feminicídio em Jundiaí

Homem é preso suspeito de tentativa de feminicídio em Jundiaí

Um homem foi preso na madrugada deste sábado (4), suspeito de tentar matar a esposa com uma facada, na Vila Ana, em Jundiaí (SP). Segundo a Polícia Militar, equipes foram até a casa da vítima e a encontraram com uma perfuração na altura dos seios. Ela relatou aos...

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!