Eleições 2026: prazo para regularizar o título de eleitor termina em 6 de maio

TVS | 0 Comentários

Kathleen Moneta

7 de janeiro de 2026

Compartilhe:


Data-limite vale para quem vai tirar o primeiro título ou precisa resolver pendências com a Justiça Eleitoral

eleicao

eleicao

Notícias Recentes

Continua após anúncio


Eleitoras e eleitores que pretendem votar nas Eleições Presidenciais de 2026 precisam ficar atentos ao prazo para regularização do título eleitoral. A data-limite é 6 de maio, conforme determina a legislação eleitoral. Após esse dia, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma solicitação poderá ser feita até o fim do pleito.

Mais de 155 milhões de brasileiras e brasileiros estão aptos a votar em 2026. No estado de São Paulo, são cerca de 33 milhões de eleitores, o que corresponde a 21,5% do eleitorado nacional. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro, quando serão escolhidos deputados federais, deputados estaduais, dois senadores por Unidade da Federação, governadores e o presidente da República.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum requerimento de inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou revisão de dados pode ser recebido nos 150 dias anteriores à votação. Por isso, o dia 6 de maio é o prazo final para tirar o título pela primeira vez, regularizar pendências ou atualizar informações cadastrais.

Quem não estiver com a situação regular junto à Justiça Eleitoral fica impedido de votar e também pode enfrentar restrições, como dificuldades para emitir documentos, tomar posse em cargos públicos e obter passaporte.

O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Jovens podem solicitar o título a partir dos 15 anos, mas só poderão votar se completarem 16 anos até o dia da eleição.

No estado de São Paulo, eleitoras e eleitores podem procurar qualquer cartório eleitoral para atendimento presencial, desde que façam agendamento prévio. Em janeiro, o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Também é possível realizar serviços como emissão do primeiro título, regularização, transferência de domicílio eleitoral e atualização de dados pela plataforma Autoatendimento Eleitoral, disponível no site da Justiça Eleitoral. Todos os serviços são gratuitos.

A partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito. A recomendação é não deixar a regularização para os últimos dias, evitando filas, instabilidades no sistema ou perda do prazo.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.


Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular