Helicóptero Águia foi acionado para realizar o resgate
O spoofing, técnica usada pelos criminosos, manipula o cabeçalho do e-mail para que o remetente pareça ser a própria Receita Federal.
Helicóptero Águia foi acionado para realizar o resgate
Fabricação nacional de airbags e chegada da primeira picape híbrida produzida no país movimentam o setor automotivo brasileiro
Teatro, festa junina, ilusionismo, feira de antiguidades e evento para apaixonados por futebol estão entre as atrações
As provas do Enem 2026 serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.
Continua após anúncio
A Receita Federal está em alerta e fez um comunicado oficial nesta semana após identificar uma nova e preocupante estratégia utilizada por golpistas: o uso de técnicas de spoofing para simular e-mails legítimos do órgão e enganar contribuintes em todo o país.
De acordo com a instituição, criminosos estão se aproveitando da aparência confiável dos e-mails da Receita para enviar mensagens que informam falsas “pendências fiscais”. Essas mensagens incluem logotipos oficiais, linguagem técnica e até endereços de e-mail aparentemente autênticos, como o caso detectado recentemente em São Paulo, utilizando o endereço real atendimentorfb.08@rfb.gov.br.
O spoofing, técnica usada pelos criminosos, manipula o cabeçalho do e-mail para que o remetente pareça ser a própria Receita Federal. A ilusão é tão bem feita que, em alguns casos, respostas enviadas pelas vítimas foram recebidas no endereço oficial da Receita.
Além disso, os golpistas recorrem ao uso de termos em vermelho como “pendência fiscal grave” e “regularizar agora” para induzir o pânico e levar o contribuinte a clicar em links fraudulentos. Esses links, por sua vez, podem instalar softwares maliciosos ou roubar dados sensíveis do usuário. A Receita Federal reforça que jamais envia e-mails com links clicáveis ou solicitações de informações pessoais. Qualquer dúvida deve ser esclarecida exclusivamente pelos canais oficiais do órgão. Contribuintes devem redobrar a atenção e desconfiar de qualquer mensagem que cause urgência ou pressão.
Denúncia anônima levou policiais até um imóvel no bairro Santa Marta, onde foram encontrados veículos furtados e diversas peças automotivas.
Entorpecentes estavam armazenados em uma área de mata. Ninguém foi detido durante a ocorrência
Peças de andaime e plataformas metálicas foram recuperadas após ação em canteiro de obras durante a madrugada
Grupo é suspeito de assaltar uma farmácia em Sorocaba; perseguição terminou em Alumínio, com três mortos, um preso e mercadorias recuperadas pela polícia.
Suspeito acessou o telhado do estabelecimento e retirou tubulações do sistema de ar-condicionado. O material foi recuperado
Receba notícias no seu celular
0 comentários