Com pouca chuva, reservatórios seguem em situação crítica

Votorantim | 0 Comentários

TV Sorocaba

17 de setembro de 2021

Compartilhe:

Com pouca chuva, reservatórios seguem em situação crítica

O volume da represa de Itupararanga está cada vez mais baixo. Desde julho deste ano, já foi registrada a redução dos níveis em 21% e no momento opera com apenas 25% de sua capacidade, chegando mais perto do chamado volume morto. Em Sorocaba, os 20 reservatórios que abastecem a cidade são monitorados no centro operacional do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

De acordo com o diretor da empresa, poços artesianos foram reativados, a vazão do rio Sorocaba foi reduzida e a pressão também está menor na distribuição de água durante a noite. Medidas que tem ajudado a amenizar a pior crise hídrica dos últimos 90 anos. Por enquanto, Sorocaba não passa por racionamento, mas a possibilidade não está descartada.

No momento o sistema Castelinho/Ferraz opera com 60% da capacidade total para atender a região norte da cidade. Já o sistema Ipaneminha, que atende a região oeste está operando somente com 80% da capacidade.

A redução é importante, mas a população precisa colaborar ainda mais. Só para se ter uma ideia o consumo de água em Sorocaba está acima da média do índice nacional. Cada sorocabano consome 187 litros de água por dia, enquanto a média por pessoa no brasil é de 154 litros. O ideal seria de 110 litros por pessoa.

Para mudar esse cenário é preciso chover bastante, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a previsão não atende essa expectativa. Até o fim de setembro o volume das chuvas na região sudeste não vai ultrapassar os 20mm. O fenômeno La Niña previsto para outubro pelos meteorologistas aumenta ainda a chance de seca e possível estiagem no sul e sudeste do brasil.

https://youtu.be/sJjjr97YOQ8

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Região inicia arrecadação para ajudar víitimas das chuvas no Sul do país

Região inicia arrecadação para ajudar víitimas das chuvas no Sul do país

Cidades da região estão arrecadando alimentos, roupas e kits de limpeza e higiene para as famílias gaúchas. Já são mais de 30 mortos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul e cerca de 70 pessoas desaparecidas. Muitas famílias perderam tudo. Por conta disso, cidades da nossa região estão alimentos, roupas e kits de limpeza e higiene para as famílias gaúchas.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!