Casos de esporotricose aumentam em todo o Brasil

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

26 de outubro de 2023

Compartilhe:

casos esporotricose

Pouco divulgada, a esporotricose é uma doença que provoca feridas pelo corpo. Humanos e gatos podem ser contaminados.

A dona de casa, Olinda Mara, foi contaminada pela doença. Primeiro as feridas apareceram nos gatos dela, em seguida, nos braços da tutora. Depois de ir ao médico, ela foi diagnosticada com a esporotricose. Agora os dois estão em tratamento.

A infectologista Stephanie Crocco explica que a doença é transmitida pelo gato por mordedura ou arranhadura. Ou ainda por pedaços de maneira que tenham a presença do fungo. No local do machucado se forma uma bolinha, geralmente com secreção. Depois ela se espalha.

Os casos de esporotricose crescem em níveis epidêmicos no Brasil, segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia. Mas existe um ponto que dificulta a identificação de novos casos. É o fato dela não integrar a lista obrigatória de notificações do Ministério da Saúde em muitos estados brasileiros. É o caso de são paulo.

Em Sorocaba, no ano passado, foram registrados 3 casos em humanos, sendo 1 homem e 2 mulheres. Já em relação aos animais, 28 felinos foram infectados. Em 2023, até o início de outubro, foram 4 casos em humanos, sendo um homem e 3 mulheres. Nos animais foram 37 gatos. Mas é importante saber que a doença tem tratamento. Em casa, alguns cuidados também podem ser tomados com os felinos para evitar a contaminação.

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Segunda-feira começa a vacinação contra a dengue em Sorocaba

Segunda-feira começa a vacinação contra a dengue em Sorocaba

A partir de segunda-feira (6), começa a vacinação contra a dengue em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Somente as UBSs Fiori, Simus e Hortência não terão a vacina, no momento, pois estão funcionando com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da dengue.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!