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As questões mais reclamadas pelos consumidores são demora ou não entrega do produto, seguidos por problemas com cobrança e produtos com defeitos.
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O PROCON de São Paulo registrou um aumento de mais de 100% nos atendimentos relacionados a compras pela internet: no primeiro trimestre de 2019 foram 17.108 casos, já no mesmo período de 2020, 35.789.
As questões mais reclamadas pelos consumidores são demora ou não entrega do produto, seguidos por problemas com cobrança e produtos com defeitos.
No momento em que a sociedade vive a pandemia do coronavírus, as compras online são uma opção fundamental para que as pessoas possam manter a compra de itens necessários.
Os problemas relacionados à internet já vêm crescendo há alguns anos, mas no primeiro trimestre deste ano, os casos apresentaram uma alta muito expressiva, o que revela que os fornecedores não se prepararam para um pós-venda adequado.
Todo o ano de 2016 foram mais de 37 mil atendimentos; 2017, mais de 39 mil; 2018, mais de 41 mil e 2019, mais de 78 mil. ou seja, o dado do primeiro trimestre de 2020 (35.789) já soma quase a metade de todo o ano em que houve mais registros.
Além das questões sobre demora ou não entrega do produto, problemas com cobrança e produtos com defeitos, os consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.
https://www.youtube.com/watch?v=akm1TLJAx_o&feature=youtu.beAção acontece de terça (20) a sexta-feira (23), com foco na orientação sobre descontos indevidos e apoio a superendividados
Serviços incluem abertura de reclamações, orientações e apoio ao Programa de Apoio ao Superendividado
Até 16 de abril de 2025, o município registrou 508 casos confirmados da doença e oito mortes
Restituição será liberada a partir de 7 de abril e varia de acordo com a data do crime.
No próximo sábado (15), o Dia do Consumidor movimenta o comércio com descontos e promoções, mas a data também destaca os direitos dos consumidores. A advogada especialista Luciana Linares alerta sobre a importância do Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 35 anos, e reforça que as ofertas anunciadas devem ser cumpridas pelos estabelecimentos. Caso haja problemas, o consumidor pode registrar reclamações no Procon e, se necessário, recorrer ao Judiciário.
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