Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Em ano de eleições, cada cidadão pode colaborar, não apenas na hora do voto, mas também fiscalizando a atuação dos candidatos.
denúncia propaganda eleitoral
Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Ações constantes da prefeitura e participação dos moradores ajudam a conter a doença no município
Feriado do Dia do Trabalho altera os horários de funcionamento de alguns serviços nos próximos dias
O crime aconteceu no dia 23 de março, quando a vítima chegava em casa e foi surpreendida por dois homens armados.
Continua após anúncio
Em ano de eleições, cada cidadão pode colaborar, não apenas na hora do voto, mas também fiscalizando a atuação dos candidatos e da propaganda eleitoral. Um gesto para diminuir irregularidades e tornar o sistema eleitoral mais justo e igualitário. Em 2014, a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo gratuito Pardal que permite ao eleitor denunciar atitudes irregulares nas campanhas.
No próprio aplicativo é possível consultar o que é permitido ou não. Para as denúncias é preciso selecionar a cidade, o tipo de denunciado, o cargo do candidato e seguir o passo a passo para descrever a irregularidade e anexar provas. As denúncias podem gerar processos na Justiça e encaminhamentos ao Ministério Público.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições deste ano, até agora, no Estado de São Paulo são mais de 3700 denúncias. Em Sorocaba, 91, em Jundiaí 77 e em Itapetininga 44. O número representa um aumento de 130% em relação às denúncias feitas em 2018.
O período de campanha eleitoral nas eleições deste ano começou no dia 16 de agosto e termina no dia 1º de outubro. Já no domingo de eleições, caso o eleitor presencie alguma irregularidade sobre a propaganda de candidatos, ele deve denunciar nos cartórios eleitorais ou órgãos de fiscalização, como no caso de boca de urna.
https://youtu.be/lmG5LSy2eUMPrazo para regularização é dia 19 de maio
As autoridades eleitorais reforçam que combater essa prática é essencial para garantir a integridade do processo.
Neste ano tem eleições para a escolha de vereadores, prefeitos e vices. A votação no primeiro turno vai ser no dia 6 de outubro. Mas cinco meses antes dessa data, os eleitores precisam estar com o título regularizado, até o dia 8 de maio.
No próximo domingo, eleitores vão às urnas em Itupeva para escolher o prefeito e vice da cidade. A nova eleição foi necessária…
Ano que vem tem eleições para prefeitos e vereadores das cidades e uma ação da justiça eleitoral está ajudando os estudantes na conscientização sobre a importância do voto, que é facultativo para as pessoas de 16 e 17 anos.
Receba notícias no seu celular
0 comentários