Estimativa da ACSO aponta impacto positivo no comércio e nos serviços da RMS durante o torneio mundial de futebol de 2026
Investigação aponta que grupo realizava empréstimos sem autorização e causou prejuízo superior a R$ 100 mil
Estimativa da ACSO aponta impacto positivo no comércio e nos serviços da RMS durante o torneio mundial de futebol de 2026
Vítima de 83 anos denunciou ameaças, violência psicológica e exploração financeira praticadas pelo próprio neto no bairro Arco Íris
Fazer o exame no período correto é importante, mas a tarefa dos pais ou responsáveis não termina aí.
Ação ocorreu na Vila Prado e resultou na prisão de um homem de 26 anos, que permaneceu à disposição da Justiça
Continua após anúncio
A Polícia Civil prendeu quatro pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em aplicar golpes financeiros contra idosos em Jundiaí. A ação foi realizada pelo 1º Distrito Policial do município, que cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Francisco Morato.
Segundo a investigação, o grupo atuava principalmente contra clientes idosos de uma instituição financeira. Os suspeitos são investigados por estelionato qualificado e teriam utilizado informações obtidas durante o atendimento aos clientes para realizar empréstimos sem autorização das vítimas.
As apurações começaram após o registro de diversos boletins de ocorrência que apontavam um mesmo modo de atuação em uma agência localizada na região central de Jundiaí. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas eram induzidas a fornecer dados pessoais e realizar procedimentos de validação biométrica facial.
Com essas informações, os investigados, que seriam funcionários ou ex-funcionários da instituição financeira, conseguiam acessar as contas bancárias e contratar empréstimos sem o consentimento dos clientes. Em seguida, os valores eram transferidos rapidamente via PIX para contas de terceiros.
Durante a investigação, os policiais identificaram uma estrutura criminosa organizada, formada por ex-funcionários e pessoas ligadas a eles, que atuavam em diferentes agências da instituição financeira na cidade.
Até o momento, a Polícia Civil já identificou diversas vítimas e estima que os prejuízos ultrapassem R$ 100 mil.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram recolhidos aparelhos celulares, notebooks e documentos considerados importantes para a continuidade das investigações. Entre os materiais apreendidos, os policiais encontraram um caderno com anotações contendo dados cadastrais, senhas e informações de acesso relacionadas a diversas vítimas.
Todo o material será analisado para auxiliar na identificação de novas vítimas, possíveis envolvidos e na apuração da extensão dos crimes.
A Polícia Civil orienta que pessoas que tenham identificado empréstimos ou movimentações financeiras não reconhecidas junto ao banco BMG, em Jundiaí, procurem o 1º Distrito Policial para registrar ocorrência e fornecer informações que possam contribuir com as investigações.
Após os procedimentos de polícia judiciária, os quatro investigados permaneceram à disposição da Justiça.
Veja mais notícias no nosso Instagram.
Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.
Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.
Notícias recentes.
Vítima de 26 anos morreu no local após, segundo a polícia, tentar avançar contra um agente com uma faca durante tentativa de abordagem.
Caso ocorreu na noite de quinta-feira (18). A vítima tinha 19 anos e acionou ajuda após a invasão do imóvel
Vítima relatou que permaneceu amarrada, sem alimentação e água; três homens acabaram detidos após a denúncia
Acidente no sentido interior deixou quatro pessoas com ferimentos leves e causou congestionamento na rodovia
Relatório final divulgado pelo órgão concluiu que aeronave voava em condições meteorológicas incompatíveis com o voo visual; piloto morreu após colisão contra a Serra do Japi, em Jundiaí.
Receba notícias no seu celular
0 comentários