Helicóptero Águia foi acionado para realizar o resgate
Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e do Zika vírus
Foto: Governo de SP
Helicóptero Águia foi acionado para realizar o resgate
Fabricação nacional de airbags e chegada da primeira picape híbrida produzida no país movimentam o setor automotivo brasileiro
Teatro, festa junina, ilusionismo, feira de antiguidades e evento para apaixonados por futebol estão entre as atrações
As provas do Enem 2026 serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.
Continua após anúncio
A vacina contra Chikungunya, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Valneva, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (14), para ser aplicada em território brasileiro na população acima de 18 anos. Esta é a primeira vacina autorizada contra o vírus.
Os testes foram feitos em 4 mil voluntários, de 18 a 65 anos, nos Estados Unidos, e 98,9% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes, se mantendo em alto nível por pelo menos seis meses. Este é um caso inovador no mundo, pois é a primeira vacina inicialmente aprovada com base em dados da produção de anticorpos. Geralmente, os estudos são realizados analisando a eficácia.
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Chikungunya afetou cerca de 267 mil pessoas no Brasil no ano de 2024, com 213 mortes registradas, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
Os principais sintomas são febre repentina, com temperatura acima de 38,5° C e dores intensas nas articulações dos pés e das mãos (dedos, tornozelos e punhos). Pode haver também dor de cabeça, dor muscular e aparição de manchas vermelhas pelo corpo.
Como não existe um tratamento específico para a doença, além de se vacinar quando for possível, vale ressaltar que impedir a proliferação do mosquito é essencial para a prevenção, evitando o acúmulo de água parada em recipientes e descarte irregular de lixo.
No Colsan, a média é de 3 mil bolsas de sangue arrecadadas por mês. Uma única bolsa pode salvar até quatro pessoas.
O complexo assistencial chamado “Espaço Vida” surgiu como um elo entre o hospital e o lar.
Sem receber o benefício e sem outra fonte de renda, Norma e o companheiro enfrentam dificuldades financeiras.
Imunização já está disponível para pessoas a partir de seis meses de idade em unidades de saúde do município.
Exames do Instituto Adolfo Lutz descartaram Ebola e confirmaram infecção por bactéria causadora da meningite meningocócica
Receba notícias no seu celular
0 comentários