Acidente mobilizou equipes de energia e provocou bloqueio temporário da pista até a retirada de cabos elétricos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, mais de 5 milhões de pessoas no mundo convivem com doenças inflamatórias intestinais.
Acidente mobilizou equipes de energia e provocou bloqueio temporário da pista até a retirada de cabos elétricos
O suspeito é acusado de ter praticado um assalto em uma padaria no bairro Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, e estava foragido da Justiça.
Equipes de saúde reforçam ações em bairros da cidade e utilizam estratégia que espalha larvicida a partir do próprio mosquito
Ação acontece das 7h às 12h no Espaço dos Barganheiros, no bairro Caguaçu, com orientação e serviços voltados ao público feminino
Continua após anúncio
Um tema ainda pouco conhecido, mas que impacta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, são as doenças inflamatórias intestinais. Por isso foi criada a campanha Maio Roxo, com o objetivo de conscientizar a população sobre esse tipo de enfermidade, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
A história de Gisele Geronima de Souza, moradora de Sorocaba, começou aos 32 anos, quando ela passou a sentir dores abdominais frequentes e episódios de diarreia. O que parecia algo simples demorou meses para ser diagnosticado. Foram inúmeros exames até que os médicos confirmassem a doença de Crohn, uma condição inflamatória intestinal.
Com poucas informações disponíveis e percebendo outros casos semelhantes na região, Gisele decidiu ir além: fundou a ONG G-Crohn, dedicada a orientar, apoiar e conscientizar outras pessoas sobre essas doenças.
Hoje, ela segue em tratamento contínuo. Já se passaram dez anos desde o diagnóstico, em uma jornada marcada por desafios diários, como ela mesma relata.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, mais de 5 milhões de pessoas no mundo convivem com doenças inflamatórias intestinais. No Brasil, são registrados cerca de 100 casos para cada 100 mil habitantes.
A campanha Maio Roxo, criada pela Sociedade em 2010, tem como foco ampliar o debate público sobre essas enfermidades e ressaltar a importância de reconhecer os sinais e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo, João Henrique Nunes Armani, o histórico familiar é um dos principais fatores associados ao surgimento dessas doenças. Ele explica que a doença de Crohn atinge o intestino delgado e o cólon, enquanto a retocolite ulcerativa afeta as extremidades do intestino grosso, provocando inflamações na região.
Equipes de saúde reforçam ações em bairros da cidade e utilizam estratégia que espalha larvicida a partir do próprio mosquito
Ação acontece das 7h às 12h no Espaço dos Barganheiros, no bairro Caguaçu, com orientação e serviços voltados ao público feminino
No mês dedicado às mulheres, especialistas reforçam que cuidar da saúde feminina é tão importante quanto as homenagens.
A vacina está disponível gratuitamente nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.
De acordo com a Prefeitura, este é um dos maiores mutirões já realizados no município.
Receba notícias no seu celular
0 comentários