Sorocaba e região pode ter “chuva preta”

Chuva, Clima, Meio Ambiente, Notícia Regional, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

13 de setembro de 2024

Compartilhe:

Com a variação de queda de temperatura e chuva possível, a fuligem presente no ar pode ser precipitada, formando a "chuva preta".

Balde cheio de água após chuva preta.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Um alerta emitido pela Metsul Meteorologia aponta a possibilidade da chamada chuva preta em cidades da nossa região por conta da poluição provocada pelas queimadas registradas ao longo das últimas semanas.

O fenômeno já foi registrado em cidades do Rio Grande do Sul, após o aumento da onda de calor, tempo seco e a fumaça de incêndios que afetaram várias regiões do Brasil, deixando o ar poluído.

Isso ocorre quando partículas de fumaça provenientes das queimadas e incêndios florestais, especialmente em regiões como a Amazônia e o cerrado, se misturam com a umidade das nuvens. Com a variação de queda de temperatura e chuva possível, a fuligem presente no ar pode ser precipitada, formando a “chuva preta”.

Esse processo resultou na transição de água escura, o que caracteriza o termo “chuva preta”. O fenômeno acontece, geralmente, em condições de calor intenso e tempo seco, que facilitam a suspensão de fumaça e partículas no ar. Quando essas partículas entram em contato com a umidade das nuvens, acabam sendo arrastadas para o solo junto com a chuva. O tenente da Defesa Civil, Maxwell de Souza, explicou que a chuva pode ser tóxica e, por isso, a orientação é evitar o contato. Veja no vídeo, a explicação completa.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!