Nos primeiros quatro meses de 2025, a região de...
Entender a diferença entre eles previne o nome negativado e facilita a negociação das dívidas
Nos primeiros quatro meses de 2025, a região de...
Policiais militares abordaram os suspeitos na Vila Leão após denúncia e constataram que o veículo havia sido furtado no bairro Paineiras.
O corpo de Isabela da Rocha Oliveira, de 22 anos, será enterrado na tarde desta quinta-feira (1) em Sorocaba. A jovem faleceu após sofrer uma queda em uma escada de uma universidade no bairro Éden, na noite da última terça-feira (29). Segundo a família, a estudante teve uma convulsão logo após o acidente.
Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º); carreta fugiu do local após a colisão.
Continua após anúncio
A inadimplência e o endividamento estão muito presentes na realidade de milhares de brasileiros. Em fevereiro de 2022, 27% das famílias brasileiras não conseguiam cumprir suas obrigações financeiras; enquanto isso, o endividamento atingia 76% dos lares no mesmo período.
Endividamento é o mesmo que ter dívidas (como empréstimos e compras parceladas) a pagar. E quem deixa de pagar suas dívidas em dia, entra na inadimplência. De modo geral, é possível dizer que a principal causa do endividamento no Brasil é a incompatibilidade da renda com os gastos. Já a inadimplência é ter contas vencidas ou atrasadas, ou seja, está inadimplente quem deixa de pagar suas contas em dia. E esse descumprimento pode ser pontual ou recorrente, podendo prejudicar seu perfil de crédito. As causas da inadimplência são diversas e o mesmo cliente pode ter mais de um motivo para estar inadimplente. Outro ponto importante é a falta da educação financeira que está por trás de muitos casos.
Estar inadimplente não é o mesmo que estar negativado. Ainda que estar inadimplente seja uma condição para ser negativado, a negativação leva algum tempo para acontecer. Nesse período, o credor envia uma notificação ao cliente e informa um novo prazo para pagamento.
Se o cliente deixar de cumprir o novo prazo, aí sim, terá seu nome negativado. Se o nome do cliente estiver apontado em órgãos de proteção ao crédito, o perfil de crédito é impactado negativamente. Com isso, se torna muito difícil fazer negócio com lojas, bancos e financeiras porque, ao consultarem o CPF ou CNPJ do cliente, eles vão saber que existem dívidas em aberto.
Para sair da inadimplência, é importante entrar em contato com a empresa para a qual o cliente deve e renegociar as condições de pagamento. Os bancos estão acostumados a este tipo de situação e sempre oferecem novas condições. Saiba mais sobre esse tema no Blog da Afinz: https://afinz.com.br/blog/financas/educacao-financeira/diferenca-entre-dividas-e-inadimplencia/
Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Reajuste representaria aumento de 10% em relação ao piso atual
Há vagas em Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga e Votorantim.
Variedade gourmet é exportada e se tornou referência da cidade
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), mais de 379 mil veículos foram emplacados em março de 2025 no Brasil. Esse é o melhor resultado para um primeiro trimestre desde 2008, com mais de 1 milhão de unidades licenciadas entre janeiro e março
Receba notícias no seu celular
0 comentários