Receita Federal libera consulta ao lote residual da restituição do IRPF de março

Brasil, Economia, Imposto de Renda | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

24 de março de 2025

Compartilhe:

Crédito bancário será realizado em 31 de março para mais de 120 mil contribuintes

imposto de renda

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Notícias Recentes

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

Continua após anúncio

A partir desta segunda-feira (24), os contribuintes podem consultar se têm direito ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de março de 2025. O pagamento será efetuado ao longo do dia 31 de março, beneficiando 120.039 contribuintes, com um montante total de R$ 253.876.963,84.

Desse valor, R$ 168.863.669,05 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo 3.163 idosos acima de 80 anos, 16.215 pessoas entre 60 e 79 anos, 2.405 contribuintes com deficiência ou moléstia grave e 4.013 profissionais do magistério. Além disso, 75.790 contribuintes que utilizaram a Declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX também serão contemplados. Outros 18.453 contribuintes sem prioridade específica também receberão a restituição.

Para consultar a disponibilidade da restituição, basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O contribuinte pode visualizar a situação da declaração no e-CAC e, caso haja alguma pendência, realizar a retificação. A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo a consulta rápida sobre a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF.

Os pagamentos das restituições são feitos exclusivamente para contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados informados, o valor não será creditado, mas poderá ser reagendado pelo Banco do Brasil dentro do prazo de um ano. O reagendamento pode ser feito pelo portal do BB (www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Após esse prazo, a solicitação deve ser feita pelo portal e-CAC.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!