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O Procon-SP alerta consumidores e pequenos comerciantes sobre medidas preventivas em caso de falhas no fornecimento de energia devido aos eventos climáticos severos previstos para os próximos dias. O órgão orienta sobre como documentar perdas e registrar reclamações para garantir reparos ou ressarcimentos.
Procon-SP alerta consumidores em cujas residências haja equipamentos de suporte a vida para que registrem, por foto ou vídeo, o estado de funcionamento. Foto: Governo de SP
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Com a previsão de fortes chuvas e rajadas de vento entre sexta-feira (18) e domingo (20) em São Paulo, o Procon-SP emitiu um alerta para que consumidores e pequenos comerciantes adotem medidas preventivas em relação a possíveis falhas no fornecimento de energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, o estado pode enfrentar precipitações de até 200 mm e ventos fortes, o que aumenta o risco de interrupções no fornecimento de energia.
O Procon-SP recomenda que os consumidores se preparem para documentar possíveis perdas, como alimentos perecíveis e medicamentos que necessitem de refrigeração. Apesar de não ser obrigatório, o órgão sugere que fotos e vídeos dos produtos sejam tirados, e que notas fiscais e recibos sejam guardados, o que pode ajudar em futuras solicitações de reparos ou ressarcimentos. Esses registros devem ser encaminhados à empresa de energia ou diretamente ao Procon-SP.
Para os consumidores que dependem de equipamentos médicos de suporte à vida, é essencial realizar um cadastro prévio junto à distribuidora de energia, garantindo que a empresa tome providências imediatas em caso de falta de eletricidade. Além disso, o Procon-SP orienta que o estado de funcionamento desses equipamentos seja registrado por fotos ou vídeos, adotando as recomendações dos fabricantes para possíveis picos ou quedas de energia.
Pequenos comerciantes também devem estar atentos. Alimentos perecíveis em estoque devem ser registrados com imagens e acompanhados de notas fiscais ou recibos. Isso pode facilitar a comprovação de perdas, caso a energia seja interrompida.
Os consumidores que desejarem registrar ocorrências podem utilizar os canais de atendimento do Procon-SP.
Por Matheus Dias, TV Sorocaba SBT
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