Situação aconteceu na tarde desta sexta-feira (13)
Policiais infiltrados já evitaram mais de 80 estupros online entre outros delitos
Foto: Governo de São Paulo
Situação aconteceu na tarde desta sexta-feira (13)
Acidente aconteceu na altura do bairro Campolim, em Sorocaba
Novo complexo viário busca melhorar o deslocamento dos moradores e deve beneficiar milhares de pessoas na zona norte da cidade
Último treino antes do jogo foi realizado em Sorocaba; estreia será na segunda-feira (8), no CIC, às 19h45
Continua após anúncio
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo implantou o primeiro Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) para combater crimes virtuais contra crianças e adolescentes. A iniciativa tem o objetivo de impedir a expansão da violência nas redes sociais e a comercialização de pornografia infantil.
O núcleo envolve policiais civis atuando infiltrados 24 horas por dia em comunidades e grupos da internet para detectar atividades criminosas. Eles são denominados “observadores digitais”. Além deles, o Noad também conta com policiais militares e peritos. Os agentes também agem na iminência de uma ação criminosa, acionando outros departamentos policiais para intervenção.
O Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite destacou a importância do núcleo: “viramos a chave quando analisamos o problema com uma lupa e percebemos que é, sim, caso de polícia. São criminosos que se infiltram na internet para cometer crimes graves. Precisamos estar ao lado dos pais e combater isso juntos”.
Desde a criação, as equipes do Noad conseguiram impedir mais de 80 estupros virtuais, uma prática criminosa que se espalha pela rede mundial de computadores na maioria dos casos envolvendo crianças ou adolescentes. A relação envolve diferentes tipos de violência e abusos, transmitidos em “lives” para milhares de pessoas.
Os trabalhos de investigação prosseguem com a ampliação da equipe do núcleo, o primeiro criado no país.
Com os criminosos, foram apreendidas máquinas de cartão e ferramentas utilizadas em oficinas mecânicas. Também foi confirmado que haviam acabado de aplicar mais um golpe, com prejuízo estimado em R$ 5 mil
Um homem foi preso por tráfico, falsificação, corrupção e adulteração
Dentro do veículo, os policiais encontraram um simulacro de arma de fogo e um rastreador veicular.
Vítima teve severas lesões e quase perdeu a perna direita
Ibiúna está entre as cidades que a ação aconteceu
Receba notícias no seu celular
0 comentários