Operações flagram furto de energia em Sorocaba e Tietê

Policial, Sorocaba, Tietê | 0 Comentários

TV Sorocaba

15 de maio de 2025

Compartilhe:

Além das consequências legais, os furtos de energia prejudicam toda a população.

Repórter Fernanda Sena falando sobre o assunto.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Duas operações distintas realizadas nesta quarta-feira (14) revelaram casos de furto de energia elétrica em duas cidades da nossa região. As ações, promovidas com o apoio de concessionárias e da Polícia Civil, ocorreram em Sorocaba e Tietê e tiveram como alvos empresas de diferentes segmentos.

Em Sorocaba, foram identificadas ligações clandestinas em uma empresa de reciclagem no bairro do Éden. Durante a inspeção, foi constatada manipulação no sistema de medição de energia elétrica. O proprietário da empresa foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. A concessionária de energia elétrica informou que regularizou as ligações e que irá calcular o montante de energia desviado, cobrando os valores devidos, acrescidos de multa.

No mesmo dia, em Tietê, uma indústria têxtil foi alvo de operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais. O empresário responsável foi preso em flagrante por furto qualificado. No local, foram apreendidos dispositivos de fraude, computadores e documentos contábeis. As investigações seguem para apurar a possível participação de outros envolvidos no esquema.

A CPFL Piratininga reforçou que tem intensificado as ações de combate a fraudes, investindo em tecnologias como inteligência artificial e medidores blindados. A companhia alerta para os riscos das ligações clandestinas, que sobrecarregam o sistema, podem causar acidentes graves e são tipificadas como crime pelo Código Penal, com pena de até quatro anos de detenção. Além das consequências legais, os furtos de energia prejudicam toda a população. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, os prejuízos gerados pelas chamadas “perdas comerciais” impactam na tarifa paga pelos consumidores durante as revisões tarifárias.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!