Operação contra venda de dados do INSS na região de Jundiaí

Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Policial | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

26 de setembro de 2024

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação Mercado de Dados, desarticulando uma organização criminosa envolvida na venda ilegal de dados do INSS. A ação ocorreu em diversos estados, incluindo São Paulo, com mandados cumpridos em Jundiaí e Campo Limpo Paulista.

Operação contra venda de dados do INSS na região de Jundiaí

Imagem cedida: Polícia Federal

Notícias Recentes

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

Continua após anúncio

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Mercado de Dados, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na obtenção e comercialização fraudulenta de dados de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A organização operava em diversos estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Alagoas, e utilizava esses dados para fins ilícitos, como a contratação indevida de empréstimos consignados e saques irregulares de benefícios previdenciários.

As investigações, iniciadas em setembro de 2023, apontaram que o esquema envolvia hackers altamente especializados, servidores do INSS e outros intermediários que comercializavam os dados para terceiros. O grupo criminoso utilizava técnicas avançadas de invasão cibernética para acessar o banco de dados do INSS, contando com a colaboração de servidores que vendiam suas credenciais de acesso. A operação resultou no cumprimento de 29 mandados de busca e 18 de prisão preventiva em diversos estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Alagoas.

Em Jundiaí, no Centro, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão, resultando na apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos. No Bairro Chácara da Malota, um mandado de prisão e outro de busca e apreensão foram cumpridos, com a apreensão de dois veículos de luxo, além de equipamentos eletrônicos. Já em Campo Limpo Paulista, um mandado de busca e apreensão e um de prisão também foram cumpridos, resultando na apreensão de dispositivos eletrônicos que podem ser utilizados como prova no caso.

A operação foi conduzida com o apoio do Ministério da Previdência e coordenada pela Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP). Os envolvidos responderão por crimes como organização criminosa, invasão de dispositivos informáticos, corrupção, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro. As penas para esses crimes, se somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão. A Justiça também determinou o sequestro de 24 imóveis pertencentes aos envolvidos, além do bloqueio de R$ 34 milhões em contas bancárias relacionadas ao esquema.

Por Matheus Dias, TV Sorocaba SBT

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!