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O Braille é mais do que um sistema de escrita. Ele representa independência para quem é deficiente visual e um convite à empatia para quem enxerga.
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Alunos da rede pública de ensino de Tatuí tiveram a oportunidade de aprender algo que vai além dos conteúdos dos livros escolares. Uma experiência que pode transformar não só as vidas deles, mas também as de outras pessoas. Por meio do aprendizado do sistema Braille, os estudantes mergulharam no universo da inclusão.
Pequenos pontos em relevo, que para quem enxerga podem parecer apenas marcas no papel, formam palavras e representam acesso à informação para muitas pessoas com deficiência visual.
Para colocar esse aprendizado em prática, os alunos participam de oficinas no Centro de Orientações e Serviços à Comunidade. As aulas são didáticas e proporcionam um aprendizado leve e interativo para crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos.
O Braille é mais do que um sistema de escrita. Ele representa independência para quem é deficiente visual e um convite à empatia para quem enxerga. Nas oficinas, os alunos estão aprendendo a construir um mundo mais acessível — e essa experiência tem sido transformadora.
O contato com o Braille ajuda a desconstruir preconceitos e a formar uma geração mais consciente sobre a importância da inclusão. O que esses alunos aprendem ali vai muito além dos pontinhos em relevo: é a lição de que a acessibilidade começa com a vontade de compreender e incluir o outro.
O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.
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