Fumaça branca indicou a escolha do novo Papa e multidão celebrou a chegada de Leão XIV na sacada da Capela Sistina
Fernando Henrique Giuli comenta a escolha de Leão XIV e o impacto para a Igreja, destacando perfil pastoral e proximidade com o Brasil
Fumaça branca indicou a escolha do novo Papa e multidão celebrou a chegada de Leão XIV na sacada da Capela Sistina
Durante evento da Caravana 3D, governo estadual anunciou obras viárias, moradias populares e repasses para áreas de saúde, educação e infraestrutura
Campanha internacional promove mais de 60 atividades educativas na cidade para alertar motoristas, pedestres e ciclistas
Ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários antes do inverno
Continua após anúncio
O novo papa da Igreja Católica foi eleito nesta quinta-feira (8), no conclave realizado no Vaticano. Trata-se de Robert Francis Prevost, de 69 anos, dos Estados Unidos, que adotará o nome de Leão XIV. Ele é o primeiro pontífice nascido em solo norte-americano.
A escolha foi anunciada pouco depois das 13h (horário de Brasília), quando a tradicional fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina. O novo papa precisa ser eleito com o apoio de pelo menos dois terços dos 133 cardeais votantes — ou seja, 89 votos.
Após aceitar a eleição canônica e escolher o nome pontifício, o novo líder da Igreja se dirigiu à chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestiu os paramentos papais pela primeira vez. Em seguida, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
O Vigário-Geral da Arquidiocese de Sorocaba, Fernando Henrique Giuli, destacou a ligação de Leão XIV com os povos latino-americanos. “Apesar de nascer em Chicago, trabalhou mais de 20 anos numa diocese no Peru. Então tem muita ligação com os povos latino-americanos, com a nossa. Ele esteve no Brasil duas vezes como padre agostiniano, inclusive em 2012”, contou Giuli.
No primeiro discurso como pontífice, Leão XIV falou em espanhol, além do italiano. O vigário ressaltou que isso é um indicativo de sua proximidade com os países latinos. “Ele é um Frei Agostiniano, de uma ordem religiosa dedicada a Santo Agostinho, um santo muito intelectual e pastoral. O Papa Leão XIII, que também inspirou seu nome, foi conhecido por construir pontes com a sociedade, especialmente sobre justiça social. Isso já sinaliza o perfil do novo Papa”, explicou.
Embora o nome de Leão XIV estivesse entre os cotados, ele não era apontado como favorito na “primeira linha” de possíveis eleitos. Giuli explica que a escolha por um religioso agostiniano reflete um carisma específico. “Cada ordem tem seu carisma. Um franciscano segue São Francisco, um cameliano cuida dos doentes. O Papa Leão XIV escolheu Santo Agostinho, o que mostra um perfil intelectual, pastoral, próximo do povo. Ele é descrito como afável, reservado, mas muito próximo e atencioso.”
Segundo Giuli, o novo pontífice seria o pregador convidado para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que foi cancelada após a morte do Papa Francisco. “Ele estaria no Brasil na semana passada. Era o cardeal convidado para pregar”, revelou.
O vigário também comentou o discurso de posse, no qual Leão XIV mencionou o Papa Francisco. “Eles eram muito próximos. Tinham contato por cartas e e-mails. Leão XIV era um dos principais nomes da Cúria, então há uma continuidade natural. Claro que não será um ‘clone’ do Papa Francisco, mas o legado deve ser mantido, talvez de forma diferente.”
Por fim, Giuli falou sobre a situação da Arquidiocese de Sorocaba, que se prepara para a despedida do arcebispo Dom Júlio Endi Akamine. “A missa de despedida será no dia 18 de maio, às 15h, na Catedral Metropolitana. Ele será apresentado em Belém do Pará no dia 31. No dia 1º de junho, elegemos um administrador diocesano, que atuará até que o novo bispo seja nomeado pelo Papa. Assim como no Vaticano, aguardamos uma nova liderança por aqui”, concluiu.
Por Matheus Dias, TV Sorocaba SBT
Fumaça branca indicou a escolha do novo Papa e multidão celebrou a chegada de Leão XIV na sacada da Capela Sistina
Campanha internacional promove mais de 60 atividades educativas na cidade para alertar motoristas, pedestres e ciclistas
A mercadoria está avaliada em mais de R$15 mil
Os trabalhadores contaram à nossa equipe de reportagem que os atrasos ocorrem constantemente.
A medida, que segue o Decreto Municipal 26.419, de 20 de outubro de 2021, visa facilitar o acesso das famílias ao serviço essencial.
Receba notícias no seu celular
0 comentários