Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Em todo o estado de São Paulo, a substituição da emissão da primeira via do RG já está sendo realizada desde a última segunda-feira (1).
Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Ações constantes da prefeitura e participação dos moradores ajudam a conter a doença no município
Feriado do Dia do Trabalho altera os horários de funcionamento de alguns serviços nos próximos dias
O crime aconteceu no dia 23 de março, quando a vítima chegava em casa e foi surpreendida por dois homens armados.
Continua após anúncio
O famoso RG (Registro Geral) está prestes a ser substituído pela nova carteira de identidade nacional. Esse processo de transição já começou em todo o estado de São Paulo desde a última segunda-feira (1º), com a substituição da emissão da primeira via do RG.
Os postos do Poupatempo e as unidades geridas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, que é vinculado à Polícia Civil, estão realizando o serviço. Essa mudança faz parte de um esforço nacional para modernizar e unificar os documentos de identificação dos cidadãos brasileiros.
De acordo com a lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a partir de 2032, a carteira de identidade nacional será o único documento válido em todo o país. Até lá, o RG emitido pelos estados continuará sendo aceito. Essa transição gradual é essencial para que todos os cidadãos tenham tempo suficiente para se adaptar e obter a nova carteira de identidade.
Uma das principais mudanças trazidas pela nova carteira de identidade nacional é a adoção do número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como o registro geral nacional. Isso elimina a possibilidade de duplicidade na identificação dos cidadãos e reduz significativamente as chances de fraudes.
Outra inovação importante é a inclusão de um QR Code no documento. Esse código permite verificar a autenticidade da carteira de identidade e saber se ela foi furtada ou extraviada, utilizando qualquer celular. Essa tecnologia aumenta a segurança e facilita a recuperação de documentos perdidos.
Além da versão física, a nova carteira de identidade nacional também estará disponível em formato digital no aplicativo Gov.br, no menu “carteira de documentos”. Essa versão digital oferece mais conveniência e segurança, permitindo que os cidadãos tenham acesso ao documento a qualquer momento e lugar.
Para emitir a nova carteira de identidade, é necessário agendar um atendimento. Isso pode ser feito pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP, disponível no site (www.poupatempo.sp.gov.br), nos totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974. Essa variedade de opções de agendamento visa facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço.
Feriado do Dia do Trabalho altera os horários de funcionamento de alguns serviços nos próximos dias
O crime aconteceu no dia 23 de março, quando a vítima chegava em casa e foi surpreendida por dois homens armados.
A concessionária responsável por 12 rodovias na região, iniciou nesta quarta-feira (30) a “Operação Dia do Trabalhador”, que segue até a próxima segunda-feira (5).
Previsão é de que fluxo de passageiros pule de 2,2 mil para 12 mil pessoas no período
Iniciativa educativa envolve teatro, cartazes e atividades lúdicas para conscientizar as crianças e suas famílias
Receba notícias no seu celular
0 comentários